Coronavírus

Trabalhadores em frigoríficos estão sob risco de covid-19, diz Paim

01:27Trabalhadores em frigoríficos estão sob risco de covid-19, diz Paim

Transcrição LOC: O SENADOR PAULO PAIM PEDIU ATENÇÃO PARA A SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES DE FRIGORÍFICOS APÓS CONTAMINAÇÃO EM MASSA NO AMBIENTE DE TRABALHO. LOC: PARA ELE, A PANDEMIA EXPÔS AS CONDIÇÕES TRABALHISTAS PRECÁRIAS DO SETOR. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE (Repórter) Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Ministério Público do Trabalho vem acompanhando e avaliando as condições laborais nos frigoríficos brasileiros. Ações movidas pelo MP chegaram a interditar unidades de grandes empresas alimentícias após casos de contaminação em massa entre os trabalhadores. Apesar de ser uma atividade essencial, a própria dinâmica de trabalho nos frigoríficos favorece a disseminação do vírus, em razão da proximidade entre os funcionários nas esteiras de produção e do ambiente fechado devido a refrigeração. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, alertou para a necessidade de medidas de preservação da saúde desses trabalhadores. (Paulo Paim) Essa pandemia está expondo todo o problema que os trabalhadores já vinham sofrendo com condições precárias de trabalho na área da produção, por isso a importância de medidas de segurança e higiene, pois, eles estão colocando as suas vidas em risco para a manutenção da produção de alimento. (Repórter) Representantes dos frigoríficos pedem a elaboração de um protocolo único que estabeleça critérios para a interdição e a reabertura de unidades fechadas pelos órgãos de fiscalização do trabalho. Já as entidades sindicais propõem medidas de proteção e amparo aos trabalhadores como a redução da jornada de trabalho e a disponibilização de testes da covid-19 para os funcionários.

Senador Paulo Paim (PT-RS) alertou para a situação precária dos trabalhadores nos frigoríficos brasileiros durante a crise da covid-19. Desde o início da pandemia, frigoríficos estão sendo locais de contaminação em massa devido a dinâmica de trabalho nas unidades. Entidades sindicais reivindicam medidas de proteção e amparo aos trabalhadores. A reportagem é de Lara Kinue.

TÓPICOS:
Coronavírus  covid-19  Empresas  Fiscalização  Ministério Público  pandemia  PT  Rio Grande do Sul  Saúde  Segurança  Senador Paulo Paim  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo