Medida Provisória

Congresso instala comissão para analisar MP que extingue o DPVAT

02:08Congresso instala comissão para analisar MP que extingue o DPVAT

Transcrição LOC: O SENADOR MARCOS ROGÉRIO FOI ESCOLHIDO RELATOR DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ACABA COM O DPVAT A PARTIR DE PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2020. LOC: DEPUTADOS E SENADORES AINDA INSTALARAM OUTRAS TRÊS COMISSÕES MISTAS PARA ANALISAR MEDIDAS PROVISÓRIAS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: A justificativa do governo para a edição da medida provisória 904 de 2019, que acaba com o seguro obrigatório dos veículos, é pôr fim às fraudes com o DPVAT. A extinção foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União. No ano passado, a arrecadação bruta com o DPVAT chegou a quatro bilhões e setecentos milhões de reais. O relator, senador Marcos Rogério, do Democratas de Rondônia, reconheceu que o tema é polêmico: (MARCOS ROGÉRIO) Eu acho eu esse tema é um tema extremamente sensível, importante para o Brasil, para os brasileiros, ouvir quem lida com o assunto, ouvir quem atua no setor, ouvir, enfim, a cadeia envolvida nessa matéria, eu acho que é extremamente importante. (MAURÍCIO) Foi instalada também a Comissão Mista que vai analisar a MP 903 de 2019 que autoriza o Ministério da Agricultura a prorrogar, por dois anos, 269 contratos temporários de médicos veterinários que executam atividades de auditoria fiscal agropecuária. E também a MP 900 de 2019, que autoriza o Ministério do Meio Ambiente a contratar, sem licitação e por até dez anos, instituição financeira oficial para administrar um fundo com o objetivo de financiar serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. Esse fundo vai ser formado pelo dinheiro das multas aplicadas com base na Lei dos Crimes Ambientais. O relator, senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, já confirmou pelo menos duas audiências públicas para debater o assunto: (ALESSANDRO VIEIRA) com os seguintes convidados: ministro do Meio Ambiente, representante do Ministério da Economia, representante do Ibama, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin, representantes da sociedade civil, representante do Ministério Público Federal. (MAURÍCIO): Foi instalada ainda a Comissão de senadores e deputados que vai examinar a MP 902 de 2019, que acaba com a exclusividade da Casa da Moeda na fabricação de papel-moeda, moedas metálicas, passaportes e impressão de selos postais e selos fiscais federais, que vão em produtos como cigarros e bebidas. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

O Congresso Nacional instalou as comissões mistas de senadores e deputados que vão analisar as medidas provisórias 900/2019, 902/2019, 903/2019 e 904/2019. O senador Marcos Rogério (DEM-RO) foi escolhido para relatar a MP 904/2019, que trata da extinção do seguro obrigatório de acidentes de trânsito. A justificativa do governo é que o fim do DPVAT foi recomendado pelo Tribunal de Contas da União. As informações na reportagem de Maurício de Santi, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Agricultura  Casa da Moeda  Cidadania  Comissões  DPVAT  Economia  Ibama  Justiça  Medida Provisória  Meio Ambiente  Ministério Público  Rondônia  Senador Alessandro Vieira  Senador Marcos Rogério  Sergipe  Sociedade Civil  Superior Tribunal de Justiça  Tribunal de Contas da União  União  Congresso Nacional  DEM 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo