Viaduto de acesso a Aparecida recebe o nome do Papa Francisco
O Plenário aprovou nesta terça-feira (16) o projeto (PL 1856/2025) da Câmara dos Deputados que denomina como Papa Francisco o viaduto localizado no quilômetro dois vírgula três da BR-488, que liga a Via Dutra ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida, em São Paulo. O texto segue para sanção presidencial.

Transcrição
O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE DENOMINA COMO PAPA FRANCISCO UM VIADUTO EM RODOVIA DE ACESSO AO SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA, NO ESTADO DE SÃO PAULO.
EM 2013, NO MESMO ANO EM QUE FOI ELEITO PAPA, MARIO JORGE BERGOGLIO VISITOU O SANTUÁRIO E FICOU ADMIRADO COM A DEVOÇÃO POPULAR COM A PADROEIRA DO BRASIL. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
O Plenário aprovou o projeto da Câmara dos Deputados que denomina como Papa Francisco o viaduto localizado no quilômetro dois vírgula três da BR 488, que liga a Via Dutra ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida, em São Paulo.
Relator da proposta, o senador Fernando Farias, do MDB de Alagoas, destacou a história de Jorge Mario Bergoglio, desde sua formação na Companhia de Jesus até o período em que atuou como autoridade máxima da Igreja Católica, de março de 2013 a abril de 2025, quando passou a ser conhecido como Papa Francisco.
Segundo o senador, ao longo de sua trajetória, ele manifestou seu compromisso com as pessoas mais humildes, com a justiça social e com a defesa da paz e da dignidade humana. Ao visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ainda em julho de 2013, o Papa Francisco estreitou os laços com a Igreja do Brasil e ficou admirado com a devoção popular e a cultura brasileira, simbolizadas pela figura de Nossa Senhora Aparecida, como lembrou Fernando Farias.
Ao associar sua própria missão pastoral à veneração a Nossa Senhora, Francisco enfatizou uma narrativa de comprometimento com a verdade, a justiça e a compaixão, valores que hoje são mais necessários do que nunca em um mundo fragmentado.Assim, ao propor a denominação “Viaduto Papa Francisco”, para
além do tributo póstumo a um homem cuja vida foi um testemunho de serviço aos outros, estamos consagrando uma pequena parcela de espaço público a um
símbolo de amor e compaixão que suscita reflexões sobre o papel da fé em nossas vidas.
O projeto segue para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

