Espiridião Amin propõe linha de crédito para enterrar cabos de energia
A Comissão de Infraestrutura aprovou nesta terça-feira (8) o novo texto do senador Espiridião Amin (PP-SC) para um projeto (PL 3220/2019) do senador Weverton (PDT-MA) que trata do uso compartilhado de postes e dutos por empresas de energia e telecomunicações. Uma das mudanças propostas é a criação de uma linha de crédito para enterrar os cabos que ficam sobrando nos postes. O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

Transcrição
A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APROVOU O PROJETO QUE PODE ACABAR COM O EXCESSO DE CABOS ELÉTRICOS NOS POSTES DE ENERGIA. MAIS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER RAÍSSA ABREU.
A comissão de infraestrutura aprovou nesta terça o relatório do senador Espiridião Amin, do PP de Santa Catarina, ao projeto do senador Weverton, do PDT do Maranhão, que regula o compartilhamento de postes e dutos por prestadoras de serviços de energia e telecomunicações. A proposta busca uma solução para um problema típico das grandes cidades: o excesso de cabos elétricos nos postes de energia.
Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica apontam que os cabos clandestinos correspondem a 60% das ligações atuais.
Entre as alterações incluídas no texto por Amin, está a proposta de criação de uma linha de crédito para enterrar os cabos sobressalentes dos postes.
Chegamos, não ao estado da arte, mas ao estado de razoabilidade em relação ao que temos assistido, por exemplo, com as fotos que trouxe o senador Fernando Coelho, mostrando os monstrengos que, na atual gestão de cabos e fios, estorvam até do ponto de vista visual os postes no Brasil.
O senador Weverton quer unificar e atualizar as normas de todas as agências reguladoras que cuidam do tema, já que o número de empresas de telecomunicação e energia aumentou muito nos últimos anos. O projeto segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Da Rádio Senado, Raíssa Abreu.

