Proposta que aumenta número de deputados pode ser votada no Senado até o fim de junho
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que poderá ser votado ainda neste mês o aumento do número de deputados. O projeto (PLP 177/2023) propõe a elevação do número de deputados para garantir a proporcionalidade populacional. Com a atualização, a composição da Câmara sairia de 513 membros para 531, a partir da eleição de 2026. Segundo Davi, a proposta não vai resultar em aumento de gastos porque estão previstos no orçamento da Casa.

Transcrição
O PRESIDENTE DO SENADO DIZ QUE SERÁ VOTADO AINDA NESTE MÊS O AUMENTO DO NÚMERO DE DEPUTADOS.
COM O PROJETO, A CÂMARA TERÁ 18 NOVOS INTEGRANTES NUM TOTAL DE 531 PARLAMENTARES A PARTIR DA ELEIÇÃO DE 2026. REPÓRTER PEDRO PINCER.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que poderá ser votado ainda neste mês o aumento do número de deputados para refletir a proporcionalidade populacional.
Com a atualização baseada em dados do IBGE, a composição da Câmara sairia de 513 para 531 parlamentares a partir da eleição de 2026.
A quantidade de cadeiras na Câmara é a mesma desde 1993.
Davi Alcolumbre declarou que o projeto, já aprovado pela Câmara, seguiu critérios técnicos e buscou uma solução consensual. Segundo o presidente do Senado, o aumento do número de deputados não vai aumentar os gastos públicos.
Não terá aumento de despesa em lugar nenhum, vai usar do próprio orçamento da Câmara dos Deputados . É apenas cumprindo uma decisão que o Supremo, uma decisão judicial e a nossa opinião no Senado é que nós temos que deliberar até o dia 30 de junho. Eu vou trabalhar para partir da semana que vem conversar com as lideranças partidárias, conversar com os senadores individualmente e o meu desejo é colocar na pauta essa matéria antes do período determinado pela decisão judicial para que a gente possa fazer valer para o próximo ano das eleições.
Ao comentar a discussão do novo Código Eleitoral na Comissão de Constituição e Justiça, Davi declarou que o projeto vai trazer segurança jurídica e impedir mudanças de regras às vésperas das eleições.
O presidente do Senado alertou que as cotas de 20% de cadeiras no Legislativo para as mulheres pode não resolver o problema da baixa representatividade feminina no Parlamento. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

