Senado recebe mostra que une consciência ambiental e arte
O Senado Federal inaugurou a exposição “Brasil Aflora: a arte da ilustração botânica”. A mostra conta com 17 desenhos de diferentes espécies da flora brasileira, em impressões que vão do chão ao teto. A exposição é uma parceria entre a Diretoria-Geral e a Secretaria de Relações Públicas do Senado com o Centro de Ilustração Botânica do Paraná e une a arte com a consciência ambiental. As ilustrações são abertas ao público das 8h as 17h, no Senado Galeria, até o dia 25 de abril.

Transcrição
SENADO INAUGURA EXPOSIÇÃO QUE RETRATA A FLORA BRASILEIRA UNINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. A MOSTRA ESTARÁ ABERTA AO PÚBLICO ATÉ O DIA 25 DE ABRIL. A REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.
O Senado Federal inaugurou a exposição “Brasil Alfora: A arte da ilustração botânica”. A mostra conta com 17 desenhos de diferentes espécies da flora brasileira, em impressões que vão do chão ao teto.
A exposição é uma parceria entre a Diretoria-Geral e a Secretaria de Relações Públicas do Senado com o Centro de Ilustração Botânica do Paraná. De acordo com a coordenadora-geral de Relações Públicas do Senado Federal, Juliana Borges, a iniciativa reforça o dever da Casa com a sustentabilidade.
Ela une arte e sustentabilidade e faz o público refletir sobre a importância de conhecer, de preservar, de valorizar a flora brasileira. E também fica aí o lembrete que a responsabilidade ambiental e a responsabilidade social caminham juntas.
A mostra está alinhada à política ambiental da Carta de Compromissos da Casa. Diversas atividades sustentáveis, como a conscientização ambiental, coleta seletiva, compostagem e geração de energia solar fazem parte parte do programa.
A exposição também produziu a agenda institucional e o calendário de mesa de 2025. Os produtos exibem a vegetação brasileira. A responsável pelo design dos produtos, Ângela Fontes, explica que o processo foi focado na sustentabilidade para trazer o foco nas ilustrações dos artistas.
Tendo como tema climático, o kit da agenda do calendário esse ano foi elaborado de forma a ter o menor nível de desperdício possível. Por isso foram usados os insumos já disponíveis na gráficas e impressão em duas cores no miolo da agenda.
A mostra está no Senado Galeria, no Anexo 1, e fica aberta ao público das 8h às 17h até o dia 25 de abril. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Maria Beatriz Giusti

