Senado aprova nome do piloto Alberto Torres no Livro dos Heróis da Pátria
A Comissão de Educação e Cultura aprovou o PL 1711/2024, que pretende inscrever o nome do piloto de caça brasileiro, Alberto Martins Torres, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Ele se destacou ao comandar o hidroavião que localizou e atacou um submarino alemão nas proximidades de Cabo Frio, em 1943. De iniciativa do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o projeto contou com voto favorável do relator, o senador Wilder Morais (PL-GO), e seguiu para análise da Câmara dos Deputados.

Transcrição
UM PROJETO DE LEI APROVADO PELOS SENADORES PRETENDE INCLUIR O NOME DO PILOTO DE CAÇA BRASILEIRO ALBERTO MARTINS TORRES NO LIVRO DOS HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA. A PROPOSTA SEGUIU PARA ANÁLISE DOS DEPUTADOS. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER MARINA DANTAS:
Um projeto de lei pretende inscrever no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria o nome do piloto de caça brasileiro Alberto Martins Torres. Nascido nos Estados Unidos, Alberto se instalou no Rio de Janeiro aos 15 anos e foi um dos primeiros voluntários no treinamento da Força Aérea Brasileira realizado no território norte-americano. Ele serviu junto ao 1º Grupo de Patrulha no Rio e se destacou ao comandar o hidroavião que localizou e atacou um submarino alemão nas proximidades de Cabo Frio, em 1943.
Alberto Martins Torres alcançou a marca de 100 missões de combate na Frente do Mediterrâneo, fundou o Transporte Aéreo da Bacia Amazônica e foi pioneiro na implementação da empresa de transporte de valores Brinks no Brasil. Torres faleceu em dezembro de 2001, aos 82 anos.
De iniciativa do senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, o projeto contou com voto favorável do relator, o senador Wilder Morais, do PL de Goiás, na Comissão de Educação e Cultura em novembro do ano passado.
(Wilder Morais): "Alberto Martins Torres, um notável piloto de caça brasileiro, teve sua trajetória de vida que espelha coragem e serviço à nação. Alberto Torres faleceu deixando um legado indelével de bravura e dedicação. A inscrição de seu nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um reconhecimento merecido e justo pelo impacto de suas ações em prol da nossa nação."
O Livro de Aço, que guarda o nome dos Heróis e Heroínas da Pátria, está localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O projeto de lei que inclui o nome do piloto de caça brasileiro Alberto Martins Torres no livro seguiu para análise da Câmara dos Deputados. Sob supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Marina Dantas.

