Eleições 2024: Rede Legislativa levou informações para todo o país
Juntas, Rádio Senado, TV Senado, TV Câmara, emissoras de assembleias legislativas e de câmaras municipais, além de rádios parceiras, alcançam um público potencial que ultrapassa os 126 milhões de brasileiros. A Rede Legislativa marcou presença nas eleições municipais de 2024 com transmissões ao vivo nos dois turnos, além de programação especial sobre o pleito, em um esforço que mobilizou profissionais de comunicação em todas as regiões do país. Para o diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, a Rede demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com o cidadão e com a democracia.

Transcrição
A REDE LEGISLATIVA DE COMUNICAÇÃO MARCOU A SUA PRESENÇA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024.
RÁDIO SENADO, TV SENADO, TV CÂMARA, ALÉM DE EMISSORAS LEGISLATIVAS E CONVENIADAS DE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS GARANTIRAM INFORMAÇÃO DE QUALIDADE PARA BRASILEIROS E BRASILEIRAS. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
Uma cobertura de nível nacional com sinal aberto, gratuito, análises políticas e informações de qualidade. É o que acontece quando as emissoras legislativas se unem, como nas eleições municipais de 2024. Juntas, Rádio Senado, TV Senado, TV Câmara, emissoras de assembleias legislativas e de câmaras municipais, além de rádios parceiras, alcançam um público potencial que ultrapassa os 126 milhões de brasileiros. Isto sem contar os canais no youtube e os perfis nas mídias sociais.
Para o diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, com as transmissões ao vivo nos dois turnos de votação, bem como com toda a programação especial sobre as eleições municipais de 2024, a Rede Legislativa demonstrou, mais uma vez, o seu compromisso com o cidadão e com a democracia:
(Celso Cavalcanti - diretor Rádio Senado) "É uma cobertura que reafirma o compromisso das nossas emissoras com a democracia e a comunicação pública, uma comunicação de interesse real do cidadão e o fato também muito importante de fazermos mais uma vez uma transmissão de forma integrada, as equipes de rádio e TV trabalhando juntas, somando esforços, sempre com o objetivo de oferecer informação precisa e de qualidade para a população de todas as regiões do Brasil."
A repórter Marcia Alves, da TV Assembleia do Tocantins, participou da cobertura da Rede Legislativa e compartilhou, ao vivo, informações sobre o primeiro segundo turno da história da capital, Palmas:
(Marcia Alves - repórter - Assembleia Legislativa do Tocantins) "Tivemos pela primeira vez o segundo turno aqui, então, não deixa de ser um momento histórico para o Tocantins estar participando do segundo turno. Foi muito boa a cobertura, em nível de Brasil, todo mundo participando, os profissionais envolvidos, todos de alto gabarito, foi muito grandioso e eu fico feliz de ter participado, foi uma experiência incrível, espero que a gente possa estar novamente participando em outros momentos."
Ao enfatizar a importância da agenda municipalista e suas repercuções no Poder Legislativo, Glauciene Lara, coordenadora-geral da TV Senado, avalia que a Rede de emissoras legislativas tem tudo para se consolidar e crescer cada vez mais nas coberturas políticas nacionais:
Glauciene Lara (coordenadora-geral da TV Senado) "Nós mostramos para o Brasil, para os mais de 1.600 municípios nos quais a gente transmite o nosso sinal, seja da TV Senado, seja da Rádio Senado, seja da TV Câmara, que nós conseguimos fazer uma cobertura verdadeiramente nacional quando essa rede se une. Nós pela primeira vez mostramos 51 cidades numa eleição, numa cobertura de eleição municipal. E os impactos que ela tem no poder legislativo, seja no poder legislativo federal, porque a eleição municipal tem senadores, tem deputados federais que competem, então isso provoca uma alteração aqui nas nossas bancadas, seja nas próprias bancadas das assembleias, os deputados estaduais também que concorrem, e os vereadores. Eu espero que essa experiência ela se repita muitas e muitas vezes, que a gente possa melhorar cada vez mais para levar para o cidadão brasileiro uma informação de qualidade que realmente possa basear a decisão desses cidadãos, que possa orientá-los nesse mundo, nesse mar de informação que é internet, fake news, que a gente possa ser realmente uma referência."
Com a Rádio Senado, 50 emissoras parceiras no 1ª turno e 16 no segundo retransmitiram a programação da Rede Legislativa ao vivo. Os conteúdos gravados da Rádio ficam disponíveis na internet e o cadastro de conveniadas já conta com mais de quatro mil emissoras em todo o país. Para se tornar uma emissora parceira acesse senado.leg.br/radioagencia e cadastre-se. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

