Motoristas com 50 anos ou mais poderão ter desconto na renovação da CNH
O projeto (PL 5153/2023), do senador Fernando Dueire (MDB-PE), prevê descontos progressivos na renovação da carteira de habilitação para condutores com 50 anos ou mais. O texto foi aprovado pelo Senado em maio e já está na Câmara dos Deputados.
Transcrição
JÁ ESTÁ NA CÂMARA DOS DEPUTADOS O PROJETO APROVADO PELO SENADO QUE PREVÊ DESCONTOS PROGRESSIVOS NA RENOVAÇÃO DA CARTEIRA PARA MOTORISTAS COM CINQUENTA ANOS OU MAIS.
A REPÓRTER MARINA DANTAS CONVERSOU COM CONDUTORES NESSA FAIXA ETÁRIA SOBRE ESSE PROPOSTA. VAMOS OUVIR:
De iniciativa do senador Fernando Dueire, do MDB do Pernambuco, o projeto que prevê desconto no preço da renovação da carteira de habilitação para os motoristas de 50 anos ou mais foi aprovado em maio pelo Senado e aguarda decisão dos deputados federais.
De acordo com o texto, condutores com idades entre 50 e 69 anos terão desconto de 50%; e motoristas a partir dos 70 anos farão jus a um abatimento de 70%.
Fernando Dueire lembra que a renovação da carteira acontece em períodos mais curtos à medida em que a idade do motorista avança:
(sen. Fernando Dueire) "Que um motorista de 70 anos, por exemplo, que acabou de renovar sua CNH, deverá fazê-lo novamente, em pelo menos aos 73, aos 76 e aos 79 anos. Ou seja, em 9 anos pagará por três renovações, enquanto, no mesmo período, um motorista ou uma motorista de 30 anos que acabou de renová-la só o fará novamente daqui a 10 anos."
A jornalista Ida Nuñez, de 68 anos, não dirige muito, mas tem amigos da sua idade que trabalham com carros de aplicativo. Ela acredita que o desconto na renovação da carteira é importante:
(Ida Nuñez) Eu, na verdade, não gosto de dirigir, eu dirijo quando precisa e eu acho ótimo porque o que eu vejo, por exemplo, "Eu tenho um amigo e ele é Uber, então, para ele é ótimo, e agora, se tiver um desconto é melhor ainda. Incentiva o pessoal a ganhar um pouco mais com esse trabalho né, eu acho excelente."
A aposentada Melanie Lepesqueur, de 67 anos, acredita que o projeto é justo e que incentiva os idosos a terem sua independência:
(Melanie Lepesqueur) "É importante ter esse incentivo para continuarem dirigindo e permitindo, assim, sua mobilidade maior, com mais independência. Eu acho interessante esse desconto."
De acordo com o autor do projeto, senador Fernando Dueire, o Brasil possui 27 milhões de motoristas com 50 anos ou mais. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.