Comissão de Esporte debaterá livre acesso de personal trainers às academias
A Comissão de Esporte do Senado vai debater em audiência pública, no dia 12 de junho, às 10h, o projeto (PL 4.717/2020), do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que garante aos personal trainers livre acesso às academias de ginástica para atender seus alunos. Muitas academias só permitem o acesso desses profissionais mediante o pagamento de uma taxa.
Transcrição
AGORA, VAMOS FALAR DE UM ASSUNTO QUE INTERESSA AOS PERSONAL TRAINERS E TAMBÉM AOS FREQUENTADORES E DONOS DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA.
A COMISSÃO DE ESPORTE APROVOU UM PEDIDO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O PROJETO QUE GARANTE O ACESSO GRATUITO DOS TREINADORES NOS LOCAIS EM QUE SEUS ALUNOS ESTEJAM MATRICULADOS. A REPÓRTER LAÍS NOGUEIRA TEM OS DETALHES:
A audiência na Comissão de Esporte está marcada para o dia 12 de junho, às 10 horas da manhã, e contará com a presença de representantes de academias, personal trainers, Conselho Federal de Educação Física, entre outros convidados. O objetivo do debate é aprofundar a discussão sobre o projeto do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, que assegura o direito de livre acesso às academias, sem taxas adicionais, aos profissionais de Educação Física que prestam serviços personalizados.
O pedido de audiência foi do senador Romário, do PL do Rio de Janeiro, que é o relator da proposta:
(sen. Romário) "A necessidade de aprimorar a discussão surgiu após a apresentação e leitura do relatório que dispõe sobre a regulamentação da profissão de educação física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física para assegurar aos profissionais de educação física que prestam serviços personalizados, ou seja, personal trainer, livre acesso em unidades de promoção de saúde física, academias e similares nos horários de atendimento aos seus alunos regularmente matriculados nessas unidades. A conclusão foi unânime sobre a necessidade de ampliar a discussão promovendo uma audiência pública sobre o tema."
O projeto é terminativo na Comissão de Esporte, ou seja, se for aprovado lá, ele poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado. A audiência pública será interativa e os interessados em mandar perguntas poderão fazê-lo por meio do portal e-cidadania do Senado Federal. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Laís Nogueira.