Senado cria Grupo Parlamentar Brasil-Líbano
O Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de resolução (PRS 65/2023) que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Líbano. O grupo será um serviço de cooperação interparlamentar, com a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos. O texto segue para promulgação.
Transcrição
O SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DO GRUPO PARLAMENTAR BRASIL-LÍBANO
UM DOS OBJETIVOS É ESTREITAR AS RELAÇÕES DO LEGISLATIVOS DOS DOIS PAÍSES. REPÓRTER PEDRO PINCER
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de resolução de Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Líbano. O grupo será um serviço de cooperação interparlamentar, com a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus poderes legislativos. A cooperação pode incluir visitas, eventos de debates, estudos e encontros, permuta periódica de publicações e trabalhos sobre matéria legislativa, intercâmbio de experiências parlamentares e outras atividades. O Grupo poderá manter relações culturais e de intercâmbio, bem como de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras. O relator na Comissão de Relações Exteriores, senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, destacou a ligação histórica entre os dois países.
A população de descendentes de libaneses ou libaneses no Brasil equivale a mais ou menos duas vezes a população do Líbano, talvez um pouquinho mais. Todos nós sabemos da afinidade extraordinária que os países do Oriente Médio têm com o Brasil, o carinho que tem. O Brasil é considerado um país com uma capacidade de recepção a migrantes extraordinária.
O texto segue agora para a promulgação. Da Rádio Senado, Pedro Pincer