Comissão mista do Congresso aprovou MP que permitirá a integração entre todos os sistemas de vale-refeição — Rádio Senado
Comissões

Comissão mista do Congresso aprovou MP que permitirá a integração entre todos os sistemas de vale-refeição

Comissão mista do Congresso aprovou medida provisória que amplia o prazo para regulamentação dos programas de alimentação do trabalhador (MP 1173/2023). A regulamentação vai permitir a integração entre os sistemas de vale-refeição de todas as bandeiras. A portabilidade dos serviços será gratuita e só poderá ser realiza a pedido do trabalhador. Texto será agora analisado pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

10/08/2023, 20h21 - ATUALIZADO EM 10/08/2023, 20h22
Duração de áudio: 02:32
camaramiranda.ms.gov.br

Transcrição
COMISSÃO MISTA DO CONGRESSO APROVOU MEDIDA PROVISÓRIA QUE AMPLIA O PRAZO PARA REGULAMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. A REGULAMENTAÇÃO VAI PERMITIR A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE VALE-REFEIÇÃO DE TODAS AS BANDEIRAS. REPÓRTER FLORIANO FILHO. A comissão mista do Congresso criada para analisar a medida provisória que amplia em um ano o prazo para regulamentação dos programas de alimentação do trabalhador aprovou o texto da proposta. Inicialmente a expectativa era que o governo regulamentasse até o dia 1º de maio de 2023 a integração entre os sistemas de vale-refeição de todas as bandeiras. Isso permitiria a interoperabilidade e portabilidade entre os diferentes tipos de vale. Como não houve a regulamentação na data prevista, o governo baixou a medida provisória adiando esse prazo. Além da prorrogação, a norma determina que a portabilidade dos serviços será gratuita e só poderá ser realizada a pedido do trabalhador. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 310 mil empresas participam do Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT, que distribui tíquetes a mais de 24 milhões de trabalhadores. O sistema dá um benefício fiscal às empresas estimado em 1 bilhão de reais por ano. 85% desses trabalhadores ganham no máximo cinco salários mínimos por mês. O relator da MP, senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, afirmou que a Medida Provisória trata de um tema fundamental para o trabalhador. O trabalhador brasileiro merece um tratamento digno e que assegure os seus direitos elementares e fundamentais previstos na Constituição Federal, em especial os direitos decorrentes do Programa de Alimentação do Trabalhador que visa à promoção da alimentação digna e saudável. Das 33 emendas apresentadas ao texto original da MP, duas foram acatadas parcialmente pelo relator.  Ele disse que as demais poderão ser aproveitadas quando a norma for regulamentada pelo Executivo. O relator revisor, deputado Luiz Gastão, do PSD do Ceará, disse que, como o relatório atendeu às principais sugestões, não haverá dificuldade para aprovar o texto. O relator conseguiu, na síntese do seu relatório, a todos os pleitos, a todas as demandas e fazer com que a gente pudesse chegar em um texto de consenso que vai ser defendido, tanto aqui no Senado, quanto na Câmara Federal. A medida provisória segue agora para a Câmara dos Deputados na forma de projeto de lei de conversão. Após análise da Câmara também será votada no Senado antes da sanção presidencial.  Da Rádio Senado, Floriano Filho. 

Ao vivo
00:0000:00