Congresso Nacional celebra os 200 anos do Grande Oriente do Brasil
O Congresso Nacional celebrou nessa sexta-feira (17) os 200 anos do Grande Oriente do Brasil (GOB), a mais antiga associação de lojas maçônicas no país. A pedido do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e do deputado General Girão (PL-RN), ambos maçons, a solenidade contou com a presença de representantes de lojas maçônicas do Brasil e de vários países.

Transcrição
O CONGRESSO NACIONAL CELEBROU EM SESSÃO SOLENE 3OS 200 ANOS DA ASSOCIAÇÃO MAÇÔNICA GRANDE ORIENTE DO BRASIL.
PARTICIPARAM DA SOLENIDADE REPRESENTANTES DE LOJAS MAÇÔNICAS DO BRASIL E DO MUNDO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
A pedido do senador senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, e do deputado General Girão, do PL potiguar, ambos maçons, a sessão solene comemorou o bicentenário do Grande Oriente do Brasil, a mais antiga associação de lojas maçônicas no país. Ao lembrar que a Maçonaria se fundamenta nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, Izalci destacou que a instituição luta pela paz entre as nações e para combater as injustiças sociais. E ressaltou o papel da Maçonaria na história do Brasil.
Nos momentos mais importantes do nosso país, como a independência, a abolição da escravatura, a proclamação da República e, mais recentemente, a luta pela redemocratização, esses bravos defensores de nossa pátria, os maçons do Brasil, foram, sobretudo, os protagonistas desses feitos. Eu quero aqui deixar minha saudação a esta instituição secular, que tem sempre estado a favor do Brasil, de nossa terra e de nosso povo.
Também o senador Wellington Fagundes, do PL mato-grossense, destacou a atuação da Maçonaria em grandes causas, como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. Ao afirmar que a Maçonaria trabalha pelo aperfeiçoamento da sociedade, o deputado Girão espera que a instituição assuma o protagonismo. O grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, disse, emocionado, que a ampliação da Maçonaria beneficia o Brasil.
Com o surgimento das outras duas potências regulares, que estão conosco ombreando hoje os destinos da Maçonaria brasileira, foram acontecimentos importantes para mostrar o pluralismo de ideias e a vontade de acertar e a vontade de trabalhar em favor do Brasil. E é isso que tem como reflexo, sobretudo esse momento histórico, que é gratificante para nós todos e que nos emociona.
Além de lojas maçônicas de todo o Brasil, participaram da sessão solene representes da maçonaria do Reino Unido, Bélgica, Portugal, Israel, Filipinas, Marrocos, Estados Unidos, México, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.