Senado vai ouvir McDonald’s e Burger King sobre publicidade enganosa de sanduíches
A Comissão de Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor vai discutir no dia 12 de maio as publicidades enganosas na comercialização de sanduíches do McDonald’s e Burger King. Participarão da audiência, representantes do McDonald’s e Burger King, do Procon, do blog Comer com os Olhos e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Transcrição
LOC: O SENADO TERÁ UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA OUVIR REPRESENTANTES DAS REDES MCDONALD’S E BURGER KING SOBRE O CASO DE PUBLICIDADE ENGANOSA SOBRE OS SANDUÍCHES DE PICANHA E COSTELA.
LOC: A AUDIÊNCIA SERÁ NA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR, NO DIA 12 DE MAIO. REPÓRTER SABRINA DIAS.
Nos últimos dias, as redes de fast-food McDonalds e Burguer King foram acusadas pelo Procon do Distrito Federal de praticarem propaganda enganosa por comercializarem sanduíches que recebem o nome de carnes nobres, como Picanha e Costela, mas não tem os ingredientes na composição do hambuguer, apenas molhos aromatizantes com o sabor das carnes. A iniciativa da audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor é do senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, é inadmissível que a população brasileira seja enganada:
Nelsinho Trad: Nós não podemos admitir em lugar nenhum do planeta, ainda mais aqui no nosso país, que tem um povo genuinamente pacífico, um povo que acredita naquilo que se colocam nas propagadas, que possam desvirtuar aquilo que está sendo anunciado, enganando a população brasileira.
Entre os convidados para a audiência pública estão representantes do McDonald’s e Burger King, do Procon, do blog Comer com os Olhos e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por meio das redes sociais, as duas redes se desculparam e retiraram os produtos dos cardápios para fazer os ajustes nos nomes dos sanduíches. Sob a surpervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Sabrina Dias.