Senado vai debater a prestação de contas partidárias e eleitorais
O Senado vai debater o projeto de lei que institui normas relativas às prestações de contas partidárias e eleitorais. Entre as mudanças estão a possibilidade de os partidos e candidatos utilizarem qualquer programa para encaminhar sua prestação de contas, não apenas aquele utilizado pela Justiça Eleitoral. Os bancos deverão ser obrigados a enviar aos Tribunais Eleitorais os extratos das contas bancárias dos partidos políticos e candidatos.
Transcrição
SENADO TERÁ SESSÃO TEMÁTICA SOBRE A PRESTAÇÃO DE CONTAS PARTIDÁRIAS E ELEITORAIS.
O OBJETIVO DO PROJETO É APRIMORAR A TRANSPARÊNCIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS. REPÓRTER PEDRO PINCER
O Senado vai debater o projeto de lei que institui normas relativas às prestações de contas partidárias e eleitorais. Entre as mudanças propostas, estão a possibilidade de os partidos e candidatos utilizarem qualquer programa para encaminhar sua prestação de contas e não apenas aquele utilizado pela Justiça Eleitoral e a obrigatoriedade de os bancos enviarem aos Tribunais Eleitorais os extratos das contas bancárias dos partidos políticos e candidatos. Nesse caso, eles ficariam dispensados da apresentação desses documentos. Izalci Lucas explicou que o projeto vai aprimorar a prestação de contas das legendas.
Eu fui o primeiro contador de Mário Covas, ainda na primeira eleição, então tenho um conhecimento razoável com relação ao que passamos. É uma matéria mais complexa, é técnica, eu acho que isso aí vai ser muito importante para essas eleições e para os partidos políticos.
Serão convidados para esta sessão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, além de representantes da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, do Conselho Federal de Contabilidade e dos partidos políticos. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.