Plenário elege Antonio Anastasia para ministro do TCU
O Plenário do Senado aprovou a indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União. Ele disputou o cargo com os senadores Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Antonio Anastasia recebeu 52 votos, contra 19 de Katia Abreu e sete de Bezerra.
Transcrição
O PLENÁRIO APROVOU ANTONIO ANASTASIA PARA OCUPAR O CARGO DE MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
A DISPUTA FOI COM OS SENADORES FERNANDO BEZERRA COELHO E KÁTIA ABREU QUE TAMBÉM FORAM INDICADOS. REPÓRTER REGINA PINHEIRO
Antes da votação em plenário, os três indicados para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União - senadores Antonio Anastasia, do PSD de Minas Gerais, Fernando Bezerra Coelho do MDB de Pernambuco e Kátia Abreu do PP do Tocantins - falaram da tribuna sobre suas trajetórias profissionais, a importância do TCU e suas propostas de atuação no Tribunal. Fernando Bezerra Coelho defendeu o aprimoramento das ferramentas de avaliação de políticas públicas:
Defendo o aprimoramento das ferramentas já implementadas pelo quadro técnico altamente qualificado da Corte de Contas, no sentido de avaliar as políticas públicas, assegurando a eficiência da aplicação dos recursos públicos e a eficácia dos serviços prestados à população.
Já Kátia Abreu destacou como um de seus objetivos o fortalecimento do diálogo entre o Congresso e o TCU:
Unir forças com quem pode nos ajudar. E o Tribunal de Contas da União faz parte desse grupo de instituições que pode nos ajudar.E a distância é um abismo entre o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da União. Nós não somos brigados, mas nós somos distantes. Nós não temos aquele apego, aquela união para transformar o País.
Antonio Anastasia, por sua vez, assumiu o compromisso de contribuir para a melhoria da legislação do TCU:
Minha pretensão é contribuir para aperfeiçoar a legislação e a jurisprudência administrativa do Tribunal de Contas da União. De tal modo, que nós possamos igualmente consolidar a segurança jurídica, atraindo investimentos, permitindo que a nação progrida.Porque hoje, não só o gestor público está em suspenso na corda bamba, mas também o empresário e o cidadão comum. O Tribunal de Contas da União não é local para precoces aposentadorias; ao contrário, é local de trabalho duro, de trabalho árduo, com dezenas de milhares de processos, com conferências, com realizações permanentes das atividades técnicas e das inspeções que são realizadas.
A votação foi em cédulas de papel e após a contagem foi declarada a escolha do senador Antonio Anastasia para o cargo, com 52 votos favoráveis. Com a saída do titular para ocupar o cargo de Ministro do TCU deve assumir a vaga de senador, o primeiro-suplente, Alexandre Silveira. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro