CAE aprova US$ 28 mi para modernização da Justiça no CE
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou um empréstimo externo de US$ 28 milhões (MSF 63/2021) para o Ceará. Segundo o relator, Cid Gomes (PDT-CE), o dinheiro será utilizado pelo Poder Judiciário do estado para modernizar e dar mais agilidade aos serviços prestados ao cidadão. O financiamento seguiu em regime de urgência para o Plenário do Senado.
Transcrição
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU UM EMPRÉSTIMO EXTERNO DE 28 MILHÕES DE DÓLARES PARA O CEARÁ.
O DINHEIRO SERÁ UTILIZADO PELO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO PARA MODERNIZAR E DAR MAIS AGILIDADE AOS SERVIÇOS PRESTADOS AO CIDADÃO. O FINANCIAMENTO SEGUIU EM REGIME DE URGÊNCIA PARA O PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O empréstimo externo no valor de 28 milhões de dólares vem do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e servirá para a modernização do Poder Judiciário do Ceará. O senador Cid Gomes, do PDT cearense, ressaltou que não é comum que o Poder Executivo abra mão da margem de endividamento para outro Poder. Mas ponderou que o financaimento se justifica.
Permite e assume a dívida para que o Poder Judiciário do estado posa implementar um programa de modernização. Serão mais de 100 milhões de reais aplicados em diversas iniciativas que tem o objetivo modernizar, aperfeiçoar, tornar mais próximo, tornar mais ágil o Poder Judiciário em nosso estado.
O programa de modernização do Judiciário do Ceará pretende acelerar a transformação digital e aumentar a eficiência da instituição. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.