Senadores devem eleger os presidentes e vice-presidentes das comissões nesta semana
Os senadores devem eleger nesta semana os presidentes e vice-presidentes das 13 comissões permanentes. O PSD deverá ficar com as de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais. Já o MDB comandará as Comissões de Infraestrutura e de Educação e o PT as de Direitos Humanos e de Meio Ambiente. O PSDB deverá presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia, o PDT a de Reforma Agrária e o Podemos a de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Direito do Consumidor.
Transcrição
LOC: SENADORES DEVEM ELEGER OS PRESIDENTES E VICE-PRESIDENTES DAS COMISSÕES PERMANENTES NESTA SEMANA.
LOC: O PSD, O MDB E O PT FICARÃO COM DOIS COLEGIADOS CADA UM. O DEMOCRATAS DEVE PRESIDIR A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
TÉC: Os senadores deverão eleger nesta semana os presidentes e os vice-presidentes das treze comissões permanentes. O PSD deverá comandar as Comissões de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais. O MDB deverá presidir a de Infraestrutura e a de Educação e o PT a de Direitos Humanos e a de Meio Ambiente. O senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, destacou que o partido vai apontar as fragilidades do governo na questão ambiental. (Rogério) Precisamos fazer uma discussão mais séria sobre a criação de áreas desmatadas, recuperação de áreas degradadas pela agricultura extensiva ou pela pecuária extensiva. A gente precisa fazer um debate mais consequente e mais responsável sobre a questão ambiental e preservar aquilo que é o maior ativo que o Brasil tem que é a biodiversidade e o nossos biomas.
REP: Já a Comissão de Constituição e Justiça ficará com o Democratas e poderá ser presidida pelo senador Davi Alcolumbre do Amapá. O PSDB indicou o senador Rodrigo Cunha de Alagoas para a Comissão de Ciência e Tecnologia. O Podemos comandará a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Direito do Consumidor. O senador Alvaro Dias, do Paraná, destacou que o funcionamento dos colegiados vai melhorar as votações, já que as discussões de mérito serão feitas com tempo.
(A.Dias) O funcionamento das comissões neste sistema semipresencial vai permitir uma análise técnica e jurídica melhor de determinados projetos que até então eram submetidos ao plenário sem esse cuidado. Nós fizemos concessões e votamos matérias importantes sem que passassem pelas comissões técnicas. Agora temos condições de cobrar esta análise de maior profundidade antes de submeter ao plenário.
REP: O PDT vai presidir a Comissão de Reforma Agrária e o PP a de Relações Exteriores. Ainda falta a definição da Comissão de Desenvolvimento Regional e a Senado do Futuro, que poderá dar lugar à de Segurança Pública, que poderá ser criada. Da Rádio Senado, Hérica Christian.