Congresso celebra Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa — Rádio Senado
Frente Parlamentar

Congresso celebra Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Em evento virtual, a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa comemorou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro. Senadores, deputados, representantes do governo e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destacaram o papel do Congresso Nacional para fortalecer esses empresários e retomar o desenvolvimento econômico após a pandemia.  Reportagem de Iara Farias Borges.

05/10/2020, 18h05 - ATUALIZADO EM 05/10/2020, 18h54
Duração de áudio: 02:17
Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa realiza reunião em comemoração ao “Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa”
Reprodução

Transcrição
LOC: EM EVENTO VIRTUAL, O CONGRESSO COMEMOROU O DIA NACIONAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, CELEBRADO NESTA SEGUNDA, CINCO DO OUTUBRO. LOC: PARLAMENTARES, REPRESENTANTES DO GOVERNO E DO SEBRAE DESTACARAM O PAPEL DOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS PARA A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO APÓS A PANDEMIA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é celebrado desde 1999, quando entrou em vigor o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. São dezessete milhões de empreendedores de pequenos negócios, que representam 99% dos negócios brasileiros, segundo o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Eles são os que mais empregam e participam com cerca de 30% do PIB, Produto Interno Bruto, destacou o presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, senador Jorginho Mello, do PL catarinense. (Jorginho Mello): “Hoje é um dia que nós queremos abraçar todos os microempresários do Brasil, que hoje geram 55% de todos os empregos formais do Brasil e têm participação excepcional no PIB”. (Rep): Ao defender uma Reforma Tributária simplificadora, o assessor Especial do Ministro da Economia, Guilherme Afif Domingos, destacou o papel do Congresso Nacional para fortalecer as pequenas e microempresas. (Afif Domingos): “Todas essas conquistas foram feitas dentro do Congresso Nacional. A bandeira das micros e pequenas empresas não é partidária. Saindo da pandemia, outra discussão, é ver como pagar os prejuízos. A pauta é grande”. (Rep): Para o vice-presidente da Frente, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, os pequenos empreendedores precisam de incentivos para investirem em inovação. (Izalci Lucas): “As nossas pequenas também precisam entrar no século 21. Aplicar em inovação. Tem coisas que não tem que discutir, tem que votar e aprovar”. (Rep): O presidente do Sebrae, Carlos Melles, apresentou o Guia do Candidato Empreendedor, que sugere projetos e ações de valorização do empreendedorismo nas eleições. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00