Aguarda sanção indenização a profissionais incapacitados pela covid-19 — Rádio Senado
Covid-19

Aguarda sanção indenização a profissionais incapacitados pela covid-19

O projeto que garante indenização no valor de R$ 50 mil para profissionais que ficarem incapacitados para o trabalho após atuarem contra o coronavírus aguarda sanção presidencial. A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (14) a inclusão de outras categorias profissionais feita pelo Senado, como fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos laboratoriais, trabalhadores dos necrotérios e coveiros. O relator, Otto Alencar (PSD-BA), espera que o texto seja sancionado para beneficiar todos os profissionais da linha de frente contra a doença. A reportagem é de Marcella Cunha.

15/07/2020, 18h24 - ATUALIZADO EM 15/07/2020, 18h30
Duração de áudio: 02:23
Dois profissionais de saúde aguardam em pé. Eles estão com macacão branco de proteção, máscara e viseira. Ao fundo, um computador aberto numa tela verde e mais atrás um leito para pacientes com covid-19.
Foto: Paula Fróes/GOVBA

Transcrição
LOC: A CÂMARA ACATOU A AMPLIAÇÃO DAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS QUE SERÃO INDENIZADAS EM 50 MIL REAIS EM CASO DE INCAPACIDADE APÓS SE INFECTAREM COM O NOVO CORONAVÍRUS. LOC: A EXTENSÃO FOI PROPOSTA PELO SENADO E INCLUIU FISIOTERAPEUTAS, ASSISTENTES SOCIAIS E TRABALHADORES DE NECROTÉRIO, ALÉM DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE JÁ PREVISTOS INICIALMENTE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA TÉC: Os profissionais que ficarem permanentemente incapacitados para o trabalho após infecção com o novo coronavírus ao atuar diretamente no combate à pandemia serão indenizados em 50 mil reais. Entre as sequelas permanentes da covid-19 está fibrose pulmonar que pode levar à insuficiência respiratória. Além dos profissionais de saúde e agentes comunitários, o Senado ampliou o número de categorias contempladas para garantir a assistência financeira a fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de laboratórios, trabalhadores dos necrotérios e coveiros. Essa mudança recebeu o aval da Câmara dos Deputados. O relator no Senado, Otto Alencar, do PSD da Bahia, defende agora a sanção presidencial do texto em sua integralidade. (Otto) Todos eles precisam do amparo social do Governo. Eu espero que o Presidente da República possa sancionar para oferecer segurança àqueles que, por acaso, tendo trabalhado intensamente para salvar vidas possam ter sequela oriunda da pneumonia virótica ou também aqueles que infelizmente podem ir à óbito na luta do enfrentamento do pior inimigo do Brasil hoje que é o coronavírus. (REP) Para o senador Telmário Mota, do PROS de Roraima, o Congresso Nacional fez justiça ao expandir a indenização para outras profissões. (Telmário) Nós também incluímos como beneficiários desse projeto aqueles profissionais que trabalham em necrotérios e que trabalham como coveiros porque são profissionais que estão na linha de frente atendendo à nossa sociedade e colocando sua vida em risco. (REP) A presença de comorbidades não afasta o direito ao recebimento da compensação financeira. Em caso de óbito, o valor será dividido entre dependentes, cônjuge e herdeiros. Além dos 50 mil reais, cada dependente vai receber 10 mil reais por ano até completar 21 anos e aqueles que cursam faculdade, até os 24 anos. Dependentes com deficiência recebem 50 mil reais, independentemente da idade. O projeto também dispensa o atestado médico para o afastamento por sete dias de qualquer trabalhador em caso de imposição de isolamento social. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Ao vivo
00:0000:00