Bibliotecas do Senado e da Câmara apresentam seus serviços pelo Instagram
"Um passeio pelas bibliotecas digitais da Câmara e do Senado" é o tema da transmissão ao vivo (live) que acontece nesta quarta-feira (10), das 17h às 18h, patrocinada pelas bibliotecas das duas instituições. A iniciativa, chamada de Parlabiblio, promoverá a partir de agora eventos pela internet para apresentar à população os serviços, produtos e acervos disponíveis nas duas Casas Legislativas. As lives poderão ser acompanhadas pelos canais @biblioteca.senado e @biblioteca.camara, no Instagram. A reportagem é de José Odeveza.
Transcrição
LOC: AS BIBLIOTECAS DO SENADO E DA CÂMARA APRESENTAM em LIVES SEUS SERVIÇOS PELO INSTAGRAM
LOC: A INICIATIVA PRETENDE INTEGRAR AINDA MAIS USUÁRIOS DA INTERNET COM O ACERVO DO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA.
(Repórter) No Congresso Nacional, além das discussões parlamentares que estão sendo feitas virtualmente, as bibliotecas do Senado e da Câmara dos Deputados tem ampliado a sua atuação para tornar o acervo, um precioso canal de informação, acessível no conforto de casa. Nesta quarta-feira, às 17h os perfis de ambas as bibliotecas se unem na rede social Instagram para discutir em uma transmissão ao vivo, como funcionam as bibliotecas digitais. A iniciativa chamada de Parlabiblio vai contar com a participação dos bibliotecários de ambas as casas do Legislativo. Segundo o bibliotecário do Senado, Osmar Arouck o debate será uma oportunidade de aproximar as pessoas ainda mais da leitura mesmo sem sair de casa.
(Osmar Arouck) Nessas Lives nós vamos trazer a cena as bibliotecas digitais, que por meio delas é possível então acessar uma quantidade significativa de publicações que já estão lá em meio digital. Então a ideia é essa, conversar duas bibliotecas parlamentares, celebrar também essa cooperação e ampliar as possibilidades de uso dos recursos digitais nesse momento que a população brasileira se vê com restrições de circulação em função da pandemia do coronavírus.
(Repórter) A Biblioteca do Senado que possui também um acevo digital desde 2006 está fechada pela pandemia desde março deste ano. Segundo o chefe de serviço da Biblioteca Digital do Senado, André Luís Lopes já foram registrados um grande aumento nos acessos à biblioteca virtual se comparado ao mesmo período do ano passado.
(André Luís Lopes) Desde de o inicio da pandemia foi contatado um aumento de cerca de 70 a 90% comparado com o mesmo período do ano passado. Parte desse aumento se deve a divulgação mais vigorosa que a biblioteca tem feito do acervo digital e outra parte possivelmente é um movimento espontâneo dos internautas que estão acessando mais a internet e os conteúdos digitais.
(Repórter) Os perfis das bibliotecas no Instagram são @biblioteca.senado e @biblioteca.camara. Além de apresentar o acervo, a iniciativa deve promover debates e leituras mediadas para o público virtual.