Senado homenageia os 60 anos da Secretaria de Relações Públicas da Casa
Sessão Especial do Senado celebrou os 60 anos da Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing do Senado Federal e o Dia Nacional das Relações Públicas, comemorado no dia 2 de dezembro em homenagem ao patrono da profissão no Brasil, Eduardo Pinheiro Lobo. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: UM SESSÃO ESPECIAL CELEBROU OS SESSENTA ANOS DA SECRETARIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO SENADO E O DIA NACIONAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS.
LOC: A SESSÃO FOI REQUERIDA PELO SENADOR IZALCI LUCAS, DO PSDB DO DISTRITO FEDERAL, QUE RESSALTOU O PAPEL DA SECRETARIA NA DIVULGAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA IMAGEM DO LEGISLATIVO PERANTE A SOCIEDADE. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE.
TÉC: Responsável por propor políticas de comunicação e de divulgação institucional que contribuam para a consolidação da imagem do Senado, a Secretária de Relações Públicas, Publicidade e Marketing completa 60 anos. A profissão foi regulamentada em 1967 e no dia 14 de junho de 1984 foi criado o Dia Nacional das Relações Públicas, que é celebrado no dia 2 de dezembro, em homenagem a Eduardo Pinheiro Lobo, o patrono da profissão no Brasil. Para comemorar a data e os 60 anos da secretaria, o Senado realizou uma Sessão Especial. A Representante do Conselho de Profissionais de Relações Públicas, Ana Cavalcante, falou da importância da valorização da profissão e da presença dos cursos de Relações Públicas nas faculdades e universidades do país.
(Ana Cavalcante) A gente precisa de mais cursos de relações públicas. Imagina cada estado, dois cursos de relações públicas do Norte ao Sul, o quanto que vai se multiplicando. Então a gente precisa dessa valorização, de um diálogo com cada instituição de ensino e mostrar a importância de manter o curso de relações públicas.
(REP) Para a Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin, a visão dos profissionais de Relações Públicas tem forte influência na qualidade da informação transmitida pelos veículos de comunicação da Casa.
(Érica Ceolin) Se temos os veículos de comunicação do Senado: TV, Rádio, Agência e mídias sociais, que buscam levar o que acontece no Congresso Nacional de forma ágil e transparente ao maior número de brasileiros possível, foi graças a visão do profissional de RP sempre com foco voltado para aproximar a organização institucionalizada ao seu público.
(REP) O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, reafirmou a importância da profissão e ressaltou algumas atividades realizadas pela secretaria do Senado, como o Programa “Viste o Congresso” e o “Jovem Senador”.
(Nelsinho Trad) A Secretaria de Relações Públicas ainda é responsável pela condução de programas de visitação do Congresso Nacional, que recebe por ano 150 mil visitantes. Cabe também mencionar o Programa Jovem Senador, que desde 2011 já mobilizou 1 milhão e 600 mil alunos, com mais de 800 mil afazeres de redações e a participação de mais de 50 mil Professores de Escola Pública de todo o país.
(REP) O primeiro curso de Relações Públicas foi ministrado na Universidade de São Paulo, a USP, e, de acordo com dados do portal Guia da Carreira, atualmente mais de 80 universidades, públicas e particulares, oferecem o curso de graduação. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.