Jovens Senadores defendem divulgação de conteúdo da Constituição Federal
Jovens Senadores da edição de 2019 (Programa Jovem Senador) aprovaram um projeto que dispõe sobre a criação do “Minuto da Cidadania”, material sobre a Constituição Federal a ser veiculado nas emissoras de TV, Rádio e sites diariamente. Para o Jovem Senador Matheus Alves, de Roraima, os cidadãos precisam conhecer as leis do país para cobrar os seus direitos. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.
Assista a íntegra da sessão plenária do Jovem Senador 2019 aqui.

Transcrição
LOC: JOVENS SENADORES SUGEREM A CRIAÇÃO DO “MINUTO DA CIDADANIA”.
LOC: O MATERIAL SERIA VEICULADO DIARIAMENTE EM SITES E EM EMISSORAS DE TV E RÁDIO DE TODO O PAÍS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
TÉC: Os jovens senadores de 2019 aprovaram um projeto que cria o “Minuto da Cidadania”. A ideia é que emissoras de TV, rádio e sites veiculem diariamente, a cada seis horas, material de um minuto produzido pela Defensoria Pública da União que trate de direitos e deveres previstos na Constituição Federal. O jovem senador Matheus Alves, de Roraima, afirma que os cidadãos desconhecem as leis do país e que a iniciativa é meritória:
(Matheus) A importância de conhecer a Constituição Federal de fato como ela é. Muitas vezes, na maioria das vezes, todos os dias temos nossos direitos violados e não sabemos como prosseguir a partir disso. Quantas vezes já escutamos políticos querendo acabar com cláusulas pétreas da Constituição e nem sabemos o que é
(REP) Bruna Luíza, do Acre, afirma que a ideia vai ao encontro do momento atual, em que os jovens estão cada vez mais conectados:
(Bruna) Eles assistem muito a televisão, estão sempre conectados com a tecnologia. Então esse projeto seria importante porque iria trazer para os jovens, para nós né, a Constituição, a importância de ser cidadão, a importância de saber as questões sociais e saber mais sobre o Brasil que a gente vive, sobre o mundo.
(REP) A ideia aprovada pelos Jovens Senadores agora será analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, que vai decidir se a proposta vira um projeto de lei a ser discutido nas comissões do Senado. Saiba mais como foi o programa em 2019 no site www.senado.leg.br/jovemsenador. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.
PROJETO: PLJS 3/2019