Matheus Barbosa Alves

Masculino
2019
Primeiro colocado estadual
Boa Vista
Roraima

Entrevista:

Pergunta - Já escolheu em que área quer estudar / trabalhar? Tem algum projeto profissional em vista?

Resposta – Pretendo fazer Psicologia ou Biomedicina.

P - Você participa de alguma ação social em sua comunidade?

R – Sim, faço parte do Movimento Bandeirante.

P - Você atua e/ou pretende atuar na política com mandato eletivo? É filiado a algum partido político?

R –Pretendo, porém ainda não sou filiado a nenhum partido.

P - Você já participou de projetos de educação para cidadania? Quais?

R - Sim, já fui parlamentar jovem no ano de 2018, um projeto realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, e representante jovem de 2014 a 2016 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente,  planejando o desenvolvimento da X Conferencia Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, realizado pelo CONANDA.

P - Como você acha que deve ser a participação política dos jovens em sociedade?

R – Deve ser mais efetiva, porque apesar de haver muitos projetos, os jovens de certa forma ainda têm pouca visibilidade dentro da política. Algumas pessoas não levam os jovens a sério, por conta da inexperiência.

P - Você conhece alguém que seja inspirador? Por quê?

R –Uma das pessoas mais inspiradoras que conheço é a Deputada Estadual Lenir Rodrigues (Cidadania/RR), pois é uma pessoa que corre atrás do que acredita e luta de fato pelos direitos da população roraimense, além de ser também bandeirante.

P - O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

R –Meus passatempos favoritos são a leituras e ouvir músicas, mas também gosto de acampar e fazer trilha.>

P - Qual é o seu livro favorito?

R –Não tenho um favorito, mas gosto muito de toda a coleção de Harry Potter e muitos do escritor John Green.

P - O que o(a) motivou a participar do Jovem Senador 2019?

R –Pra falar a verdade eu não pretendia participar, por pensar que uma redação feita por mim jamais seria escolhida. Mas como uma forma de passar o tempo, resolvi estudar um pouco sobre o tema da redação e tentar fazer alguma coisa legal, sem jamais pensar que seria escolhido.

P - Alguém ajudou a motivá-lo(a) para participar do Jovem Senador 2019?

R –Minha professora de Língua Portuguesa. Ela sacrificou um pouco de seu tempo livre para ficar na escola com os alunos que decidiram participar dando algumas técnicas de como produzir uma boa redação.

P - Cite uma frase que você gosta.

R - "Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos." (John Green)

Orçamento público: linha tênue entre progresso e retrocesso
não
Dados Pessoais do Aluno
Theus Alves II (Facebook)
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matheusalves (Twitter)
não
(95) 981111780 (Celular)
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4798473 - SSP/RR
69308-250
Rua Maracá, nº 154
Treze de Setembro
Boa Vista
RR
2001-07-10
Regina do Nascimento Barbosa
José Alves
Ensino Regular
3º ano
Capital
Sim, faço parte do Movimento Bandeirante.
Psicologia ou Biomedicina.
Sim, já fui parlamentar jovem, representante jovem do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente no planejando e desenvolvimento da X Conferencia Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente.
Professor Orientador
Maria Veneranda Gutierrez
11 anos

Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

Resposta – 11 anos

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador? Conte algo sobre ela.

R – Interessante, foi minha primeira participação, fiz o convite às minhas turmas (seis), no qual expus o tema aos alunos, muitos se interessaram, mas apenas alguns alunos participaram ativamente.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?

R – No primeiro encontro todos expuseram o que entendiam por orçamento público e qual seria a importância da participação do cidadão. Posteriormente, eles pesquisaram a esse respeito e registraram no caderno sobre a pesquisa. Também buscaram os sites de transparência nos órgãos governamentais, sobretudo do Senado Federal. Foram dois meses de encontros de 50 minutos uma vez por semana, após o horário de aula. Também trabalhamos a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – Sim, absolutamente. Abriu horizontes sobre a importância da participação enquanto cidadão e o conhecimento do poder legislativo.

P - Teve alguma dificuldade para participar do Projeto?

R – Não, mas há resistência de muitos alunos a participar de projetos que demandam a habilidade da escrita.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R – O trabalho na escola foi bastante enriquecedor, apesar de poucos alunos se sentirem envolvidos. Essa classificação foi importante para a autoestima da comunidade que passa por mudanças como desalojamento de prédio e risco de extinção da escola. Ficamos extremamente felizes pelo sucesso do aluno.

P - Participa ou já atuou em outros projetos voltados para a educação do jovem brasileiro?

R – Sim, das Olimpíada da Língua Portuguesa e projetos locais como do DETRAN(RR) e SEBRAE.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R – Em tempos de internet, comunicação rápida e redes sociais, diante de tantas informações instantâneas, há a necessidade de se filtrar aquilo que trará conhecimento, enriquecimento cultural e pessoal.

69304-452
Rua Uirapuru
Mecejana
Boa Vista
RR
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vegutierrez16@gmail.com (Pessoal)
sim
2284069 SSP/PA
150.800.482-04
Professor Representante
Sem imagem
Escola
Escola Estadual Ayrton Senna da Silva
Boa Vista
Roraima
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Centro
Boa Vista
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Faltando: RR
Depoimentos
Comitiva