Jovem Senadores querem incentivar estudantes a participarem de competições de conhecimento — Rádio Senado
Jovem Senador

Jovem Senadores querem incentivar estudantes a participarem de competições de conhecimento

Jovem Senadores da edição de 2019 aprovaram um projeto para incentivar que estudantes de escola pública participem de competições de conhecimento. A ideia agora será analisada como um projeto de lei pelos Senadores a partir da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

29/11/2019, 16h08 - ATUALIZADO EM 02/12/2019, 11h35
Duração de áudio: 01:37
Plenário do Senado Federal durante sessão destinada à votação final dos projetos apresentados e aprovados em comissão do Programa Jovem Senador 2019. 

Três sugestões legislativas foram apresentadas pelos estudantes que participam do programa Jovem Senador. A primeira sugestão obriga o Poder Público a promover e incentivar a participação de estudantes de escolas públicas em concursos, olimpíadas de conhecimento e competições desportivas. Outra dá uma destinação diferente às milhas concedidas pelas companhias aéreas na compra de passagens com recursos públicos. A terceira institui o Minuto da Cidadania nas emissoras de rádio e TV e em sites na internet.

Se aprovadas pelos jovens senadores em Plenário, as propostas tramitarão como projetos de lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Participam:
Bruna Luiza Souza Silva (AC);
1º colocado, Pedro Henrique de Araujo Silva (AL);
Caroline Silva Ribeiro (AP);
Giovanna Moura Sotelo (AM);
Elber Souza Almeida (BA);
2º colocado, Alan Alves Henrique Ferreira (CE);
Suzanny Dias Kuhlmann (DF);
3ª colocada, Sanna Abigail de Jesus Mello (ES);
Jamily Kelly A. Souza Silva (GO);
Cibele Loiola Coelho Dias (MA);
Camila Antunes Simoni (MT);
Yasmin Stefany Jesus de Souza (MS);
Igor Camilo Ferreira (MG);
Breno Sanches Viana (PA);
Maria Adellaide Maciel Campos (PB);
João Joel de Oliveira Junior (PR);
Monaísa Laís de Sá Souza (PE);
Yasmin de Carvalho Leal (PI);
Julio Cesar Marques de Oliveira (RJ);
Laila Cristina de Paiva Soares (RN);
Isabela Pradebon da Silva (RS);
Nayara de Oliveira Silva (RO);
Matheus Barbosa Alves (RR);
Thalita Pacher (SC);
Camila Folieni (SP);
Vivian Gabrieli Silva dos Santos (SE);
Elda Chaves de Macedo (TO).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS PODERÃO TER INCENTIVO DAS ESCOLAS PARA A PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES QUE ENVOLVAM CONHECIMENTOS. LOC: A IDEIA FOI UMA DAS APROVADAS PELOS JOVENS SENADORES DA EDIÇÃO DE 2019. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) Para serem selecionados como jovens senadores, estudantes de todo o país passaram por um concurso de redação. O incentivo para a participação nesse tipo de competição e em olimpíadas de conhecimento por parte das escolas públicas poderá virar lei. Esse é o objetivo de um projeto apresentado pelos Jovens Senadores de 2019. Giovana Sotelo, Jovem Senadora do Amazonas, afirma que muitas competições de conhecimento ainda são elitizadas: (Giovana Sotelo) E divulgar os benefícios que esse nosso projeto tem pra oferecer e também os benefícios que as Olímpiadas tem para oferecer para os alunos. A questão que nós focamos bastante é que esses benefícios não fiquem elitizados,, que eles não fiquem concentrados apenas em uma parcela dos estudantes (Repórter) Breno Sanches, do Pará, contou sua experiência com a participação no concurso de redação do Jovem Senador e afirmou que a iniciativa de participação dos alunos de sua escola veio de um professor. Para ele as escolas brasileiras devem abraçar as competições e ajudar os estudantes com informações sobre elas: (Breno Sanches) É uma forma de avaliar o aluno da escola pública que é muito importante. E como o do Jovem Senador eu ressalto que deveria ser mais divulgado, incentivado nas escolas. Por exemplo, a minha, eu conheci esse projeto só através do meu professor. (Repórter) A ideia aprovada pelos Jovens Senadores agora será analisada como um projeto de lei pelos Senadores a partir da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Saiba mais como foi o programa em 2019 no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Ao vivo
00:0000:00