Comissão divulga Plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal — Rádio Senado
Combate à Violência contra Mulher

Comissão divulga Plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal

Comissão Mista Permanente de Combate à Violência Contra a Mulher divulga Plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal. O documento permite que a Casa acompanhe e avalie as ações internas em prol da igualdade de oportunidades para servidores e servidoras. Além disso, o Plano é o primeiro documento do tipo na administração pública brasileira. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

30/10/2019, 17h08 - ATUALIZADO EM 30/10/2019, 17h08
Duração de áudio: 02:14
Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) realiza audiência pública interativa para divulgar o Plano de Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal. 

Mesa (E/D): 
diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka - em pronunciamento; 
presidente da CMCVM, senadora Zenaide Maia (Pros-RN); 
diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO MISTA PERMANENTE DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DIVULGOU NESTA QUARTA-FEIRA O PLANO DE EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA DO SENADO FEDERAL PARA O PERÍODO DE 2019 A 2021. LOC: O DOCUMENTO PERMITE QUE O SENADO ACOMPANHE E AVALIE AS AÇÕES INTERNAS EM FAVOR DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA SERVIDORES E SERVIDORAS. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. TÉC: O Plano de Equidade de Gênero e Raça é um instrumento de gestão adotado pelo Senado para promover atividades relacionadas à igualdade de gênero e raça. O documento permite que a Casa acompanhe, oriente e avalie as ações internas em favor da igualdade de oportunidades para servidores e servidoras. O Plano será adotado no período entre 2019 e 2021, com 28 objetivos e um projeto de execução com cinco eixos temáticos: Comunicação, Educação, Cultura Organizacional, Gestão e Saúde. A Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka, apresentou alguns desses objetivos, como a inclusão do tema de equidade de gênero e raça nas programações da TV e Rádio Senado e a realização de rodas de conversa para promover a discussão sobre o racismo e a valorização da pessoa negra no Senado. (Ilana Trombka) No eixo temático da comunicação: reformular a página do Senado sobre as ações de Equidade de gênero e Raça. No âmbito da educação: prospectar outras instituições e entidades que tenham curso em EAD de assédio moral e sexual. Em termos de cultura organizacional constituir um grupo de afinidades de raça e LGBT+. O quarto é questão de gestão: realizar levantamento de possíveis instrumentos de estímulo a ocupação de cargos de chefia por mulheres, incluindo raça e etnia, e o último, que é da Saúde: aprovar a inclusão da pesquisa de clima organizacional de perguntas sobre racismo e discriminação no ambiente de trabalho. (REP) A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, parabenizou a iniciativa pioneira do Senado e destacou um dado do IBGE que mostra o obstáculo da diferença salarial que as mulheres ainda enfrentam no país. (Zenaide Maia) O IBGE me informou que em 2018, 30.5 milhões de lares brasileiros são comandados por mulheres, mas o que chamou mais atenção é que 72% ganha menos do que 2 salários mínimos, e o fato do Senado estar preocupado em ter um plano de Equidade de gênero e Raça, isso a gente tem que parabenizar. (REP) Para conhecer o Plano de Equidade na íntegra, basta acessar o site da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal pelo site senado.leg.br/institucional/procuradoria e clicar na aba “publicações”. Com supervisão de Mauricio de Santi, da Rádio Senado, Lara Kinue.

Ao vivo
00:0000:00