Divulgação de resultados de crash tests será obrigatória, aprova CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira uma proposta (PLS 152/2017) que determina a divulgação dos resultados dos chamados crash tests. O relator da proposta, Fabiano Contarato (REDE-ES) destacou que o Brasil ocupa a 4ª colocação em número de mortes de trânsito por ano e defendeu mais proatividade para diminuir essa estatística. Outro projeto aprovado pela CCJ (PLC 70/2016) determina que seja exibido na traseira de veículos de transporte público coletivo um número de telefone para denúncia de irregularidades. A reportagem é de Marcella Cunha
Transcrição
LOC: TESTES DE IMPACTO DE VEÍCULOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS PASSARÃO A SER OBRIGATÓRIOS NO BRASIL.
LOC: A DECISÃO, TERMINATIVA, FOI TOMADA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA NESTA QUARTA-FEIRA, QUE TAMBÉM DETERMINOU QUE VEÍCULOS DE TRANSPORTE COLETIVO TRAGAM NA TRASEIRA TELEFONE PARA DENÚNCIA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA:
TÉC: A Comissão de Constituição e Justiça aprovou um projeto que determina a divulgação dos resultados dos chamados crash tests, os testes de impacto realizados para medir a segurança de veículos. Segundo o autor da proposta, senador Elmano Férrer, do Podemos do Piauí, os veículos comercializados no país não oferecem a mesma segurança dos vendidos no exterior, o que acaba aumentado o número de acidentes.
(Elmano) Já está constatado por dados oficiais inclusive de instituições não governamentais que atuam no mundo inteiro que uma parte dessas desses acidentes são causados por falta desse teste de impacto que chamamos de crash test.
(REP) O relator, senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, lembrou que o Brasil é atualmente o quarto país com mais mortes no trânsito, chegando a 50 mil casos por ano. (Contarato) Isso vai impactar no SUS, 80% dos leitos estão sendo ocupados por vítimas de acidente de transito. Nós temos um custo de 50 bilhões de reais só nas rodovias federais em decorrência de acidentes de trânsito. Acho que passou da hora de termos medidas mais proativas.
(REP) Outra proposta aprovada pela CCJ obriga veículos de transporte coletivo a fixarem na parte traseira um número de telefone de ouvidorias das instituições responsáveis pela gestão do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana. O cidadão poderá denunciar irregularidades na prestação do serviço ou infrações de trânsito cometidas pelo condutor. Essa proposta será analisada pelo Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Marcella Cunha
PLS 152/2017 crash test
PLC 70/2016 Telefone