Desenvolvimento não é só economia, dizem especialistas em debate na CMA — Rádio Senado
Audiência pública

Desenvolvimento não é só economia, dizem especialistas em debate na CMA

O desenvolvimento do Brasil não deve levar em conta apenas os aspectos econômicos. Foi o que afirmaram os jovens que participaram no Senado do debate "Semear o futuro para o Brasil florescer: visão das novas gerações sobre desenvolvimento e meio ambiente", promovido pela Comissão de Meio Ambiente. As informações com o repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

25/06/2019, 20h10 - ATUALIZADO EM 25/06/2019, 22h18
Duração de áudio: 02:06
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza audiência pública para ouvir perspectivas de jovens e crianças sobre meio ambiente, com a participação de ativistas da causa ambiental.

Em pronunciamento, representante da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, Charly Sanches.

Mesa:
aluno do Centro de Ensino Fundamental 10 da Ceilândia, Pedro Medeiros;
jovem pelo Clima, Marcela Miranda;
presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (Rede-ES);
Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, Charly Sanches .

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL NÃO DEVE LEVAR EM CONTA APENAS OS ASPECTOS ECONÔMICOS. LOC: FOI O QUE AFIRMARAM OS JOVENS QUE PARTICIPARAM NO SENADO DO DEBATE "SEMEAR O FUTURO PARA O BRASIL FLORESCER: VISÃO DAS NOVAS GERAÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE". REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: (Repórter) Qual o tipo de desenvolvimento mais adequado para o Brasil? Se depender dos jovens que participaram da audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, o crescimento do País vai muito além dos aspectos econômicos. É preciso levar em conta a preservação do meio ambiente e a evolução da sociedade como um todo, especialmente em áreas como educação, cultura, ciência e tecnologia. Foi o que afirmou Charly Sanches, da Rede Juventude Pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade: (Charly Sanches) Na verdade, remam para o contrário disso. Remam para beneficiar alguns. Remam para massacrar outros. Remam por um crescimento que de fato não desenvolve a não ser economicamente, isso quando desenvolve economicamente. No atual cenário nem isso. (Repórter) Pedro Henrique Medeiros, que foi, no ano passado, delegado da quinta conferência nacional infanto-juvenil pelo meio ambiente, lembrou que esse desenvolvimento depende de uma ação conjunta. Ninguém faz nada sozinho, lembrou ele: (Pedro Henrique Medeiros) Depende de nós, jovens. Presente. Agora. Hoje. Porque se nós formos falar, não nós vamos ser o futuro, nós não vamos ter um futuro se nós deixarmos as pessoas que estão a frente hoje destruírem o que é nosso. (Repórter) Já Marcela Miranda, do movimento Jovens Pelo Clima, disse que a atuação da juventude em defesa do meio ambiente preenche uma lacuna deixada pela sociedade: (Marcela Miranda) A necessidade que a população brasileira tinha de pessoas, no caso, jovens, que assumissem e liderassem uma organização da sociedade civil que se manifeste, que pressione e que cobre medidas efetivas do governo contra as crises climática e ambiental na qual estamos vivendo. (Repórter) O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, elogiou a postura dos jovens: (Fabiano Contarato) é muito bom enquanto senador sentir a preocupação do jovem nesse tema de tamanha importância, que infelizmente está sendo violado pelo próprio poder público. (Repórter) A audiência pública faz parte da campanha Junho Verde, aprovada pelo Senado, que dedica todo mês de junho ao debate de questões relacionadas ao meio ambiente.

Ao vivo
00:0000:00