Projeto que prevê prêmio iguais para atletas homens e mulheres é aprovado em comissão — Rádio Senado
Comissão de Educação

Projeto que prevê prêmio iguais para atletas homens e mulheres é aprovado em comissão

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou por unanimidade o projeto de lei (PLS 397/2016) que veda premiação desigual para atletas homens e mulheres quando a competição esportiva receber dinheiro público. A autora, senadora Rose de Freitas (Pode-ES), disse que o maior adversário das atletas é o sexismo. A relatora, senadora Leila Barros (PSB-DF) contou que sentiu na pele essa discriminação. A proposta ainda será examinada pela Câmara dos Deputados. Reportagem de Iara Farias Borges.

21/05/2019, 16h04 - ATUALIZADO EM 21/05/2019, 19h33
Duração de áudio: 01:32
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião deliberativa com 17 itens. Na pauta, o PL 2479/2019, que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins. 

Bancada: 
senador Lasier Martins (Pode-RS); 
senador Eduardo Gomes (MDB-TO); 
senadora Leila Barros (PSB-DF); 
senadora Rose de Freitas (Pode-ES).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMPETIÇÕES ESPORTIVAS QUE RECEBEM DINHEIRO PÚBLICO DEVERÃO PAGAR PRÊMIOS IGUAIS PARA ATLETAS HOMENS E MULHERES. LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO DE LEI APROVADO POR UNANIMIDADE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Normalmente, as mulheres atletas recebem premiações em competições esportivas menor que as recebidas pelos homens, ainda que na mesma modalidade. A proposta prevê isonomia na concessão dos prêmios a atletas homens e mulheres quando a competição esportiva receber dinheiro público. A relatora da proposta, senadora Leila Barros, do PSB do Distrito Federal, contou que, como jogadora de vôlei, sentiu a discriminação. (Leila Barros) “Eu senti isso muito na minha pele durante mais de 20 anos como atleta, tendo a mesma performance como os homens, treinando como os homens e não tendo o reconhecimento da mesma forma que um homem. Então nós estamos fazendo aqui um reconhecimento e uma justiça histórica. Muitas vezes, o maior adversário das mulheres nas quadras, nas piscinas, nas pistas, não são as adversárias, mas o sexismo, que ele tem que acabar”. (Repórter) A autora, senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, lembrou que em 2019 acontece a Copa do Mundo de Futebol Feminino e ela quer ver tratamento igualitário com os atletas do futebol masculino. (Rose de Freitas) “Essa desigualdade marcou a vida de muitos atletas neste país. Quem vê a Marta jogar, é um espetáculo a Marta jogando, ne? {Leila: único atleta seis vezes melhor do mundo} Pois é, pergunte se ela tem uma premiação igual à do homem? Não tem! Isso, meus queridos colegas, é que é efetivamente adotar a prática da igualdade”. (Repórter) O Projeto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados. PLS 397/2016

Ao vivo
00:0000:00