CRA aprova regras sobre produção e venda de queijos artesanais — Rádio Senado
Comissões

CRA aprova regras sobre produção e venda de queijos artesanais

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto (PLC 122/2018) que facilita a comercialização do queijo artesanal em território nacional. A relatoria é do senador Lasier Martins (Pode-RS). Segundo ele, o projeto é uma forma de impulsionar os pequenos produtores, gerando mais empregos e distribuição de renda. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.

15/05/2019, 17h50 - ATUALIZADO EM 15/05/2019, 18h25
Duração de áudio: 01:42
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza reunião deliberativa com 07 itens. Entre eles, o PL575/2019 que dispõe sobre isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na aquisição de insumos e equipamentos especificados, utilizados na produção de leite. 

Mesa: 
presidente da CRA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS); 
senador Lasier Martins (Pode-RS); 

Bancada: 
senador Luis Carlos Heinze (PP-RS); 
senador Esperidião Amin (PP-SC).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA APROVOU O PROJETO QUE ESTABELECE REGRAS PARA A PRODUÇÃO E VENDA DE QUEIJOS ARTESANAIS. LOC: SEGUNDO O PROJETO, É CONSIDERADO ARTESANAL O QUEIJO FABRICADO COM MÉTODOS TRADICIONAIS E LEITE DA PRÓPRIA FAZENDA. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE. TÉC: A comercialização do queijo artesanal pode ficar mais fácil em todo território nacional. Essa é a intenção de um projeto aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. Segundo o projeto, é considerado artesanal o queijo elaborado por métodos tradicionais, produzido com leite da própria fazenda e com vínculo de valorização regional ou cultural. Para o relator da proposta, senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, a iniciativa diminui as dificuldades que pequenos produtores enfrentam para vender os queijos nacionalmente. (Lasier Martins) O que se espera com a aprovação desta proposição é que os empreendimentos produtores de queijos artesanais possam ganhar maior impulso econômico para a sua formalização e organização empresarial, levando às regiões produtoras, maior prosperidade no campo, geração de emprego e distribuição de renda. Sem prejuízo da segurança alimentar para a população consumidora do produto alimentar artesanal. (Repórter) O projeto permite a produção de queijo a partir do leite cru, sem que ele passe pelo processo de pasteurização. O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, destacou que a proposta vai minimizar as dificuldades do setor leiteiro. (Luis Carlos Heinze) A dificuldade que passa o setor leiteiro, o setor lácteo, é muito importante. Nós temos alternativas para que não se venda apenas o leite in-natura, o leite envasado, enfim, mas que tem essa oportunidade de ter outros tipos de bebida láctea, mas também os queijos fundamentalmente. (Repórter) O projeto segue para votação no plenário do Senado. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.

Ao vivo
00:0000:00