CRA aprova regras sobre produção e venda de queijos artesanais
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto (PLC 122/2018) que facilita a comercialização do queijo artesanal em território nacional. A relatoria é do senador Lasier Martins (Pode-RS). Segundo ele, o projeto é uma forma de impulsionar os pequenos produtores, gerando mais empregos e distribuição de renda. Saiba mais na reportagem de Poliana Fontenele.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA APROVOU O PROJETO QUE ESTABELECE REGRAS PARA A PRODUÇÃO E VENDA DE QUEIJOS ARTESANAIS.
LOC: SEGUNDO O PROJETO, É CONSIDERADO ARTESANAL O QUEIJO FABRICADO COM MÉTODOS TRADICIONAIS E LEITE DA PRÓPRIA FAZENDA. A REPORTAGEM É DE POLIANA FONTENELE.
TÉC: A comercialização do queijo artesanal pode ficar mais fácil em todo território nacional. Essa é a intenção de um projeto aprovado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. Segundo o projeto, é considerado artesanal o queijo elaborado por métodos tradicionais, produzido com leite da própria fazenda e com vínculo de valorização regional ou cultural. Para o relator da proposta, senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, a iniciativa diminui as dificuldades que pequenos produtores enfrentam para vender os queijos nacionalmente.
(Lasier Martins) O que se espera com a aprovação desta proposição é que os empreendimentos produtores de queijos artesanais possam ganhar maior impulso econômico para a sua formalização e organização empresarial, levando às regiões produtoras, maior prosperidade no campo, geração de emprego e distribuição de renda. Sem prejuízo da segurança alimentar para a população consumidora do produto alimentar artesanal.
(Repórter) O projeto permite a produção de queijo a partir do leite cru, sem que ele passe pelo processo de pasteurização. O senador Luis Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, destacou que a proposta vai minimizar as dificuldades do setor leiteiro.
(Luis Carlos Heinze) A dificuldade que passa o setor leiteiro, o setor lácteo, é muito importante. Nós temos alternativas para que não se venda apenas o leite in-natura, o leite envasado, enfim, mas que tem essa oportunidade de ter outros tipos de bebida láctea, mas também os queijos fundamentalmente.
(Repórter) O projeto segue para votação no plenário do Senado. Com supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado, Poliana Fontenele.