Relatório prevê pagamento emergencial às vítimas de Brumadinho — Rádio Senado
Brumadinho

Relatório prevê pagamento emergencial às vítimas de Brumadinho

Comissão Mista debate criação de auxílio emergencial para vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, que sejam beneficiárias do bolsa-família. O relator da medida provisória, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), já se manifestou favorável ao pagamento do benefício. O relatório será apresentado na próxima quinta-feira (9).

07/05/2019, 18h22 - ATUALIZADO EM 07/05/2019, 19h08
Duração de áudio: 01:22
Comissão Mista da Medida Provisória (CMMPV) nº 875, de 2019, que institui o auxílio emergencial pecuniário para famílias vítimas de Brumadinho, em decorrência do estado de calamidade pública, realiza audiência pública interativa com a participação de representantes do Ministério da Cidadania, das famílias vítimas da tragédia, da Prefeitura e da Câmara municipais.

Mesa:
diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, André Rodrigues Veras;
diretora do Departamento de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania, Caroline Augusta Paranayba Scaravelli;
relator da CMMPV 875/2019, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG);
presidente da CMMPV 875/2019, deputado Padre João (PT-MG);
secretária municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Brumadinho (MG), Christiane Alves Passos Nogueira;
gestor do Programa Bolsa Família e Cadastro Único no Município de Brumadinho (MG), Washington Moreira de Carvalho;
secretário-geral de Articulação Institucional da Defensoria Pública da União, Renan Vinícius Sotto Mayor Oliveira.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O RELATOR DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE QUE PREVÊ O PAGAMENTO DE AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS DE BRUMADINHO É FAVORÁVEL AO BENFÍCIO. LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO MISTA ENCARREGADA DE ANALISAR A PROPOSTA. REPÓRTER LÍVIA TORRES TÉC: O relator da medida provisória, senador Antonio Anastasia, é favorável ao auxílio emergencial para famílias de Brumadinho que sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada ou da Renda Mensal Vitalícia. O auxílio será de 600 reais, em parcela única. E será pago a cerca de duas mil duzentas e oitenta famílias. O assunto foi debatido nesta terça-feira em audiência pública da comissão mista com a participação de representantes do Ministério da Cidadania, da prefeitura de Brumadinho e de moradores da região. Anastasia destaca que o auxílio não vai afetar as contas do governo: (Antonio Anastasia) “Mas o relator se inclina pela aprovação dessa emenda, por ser de justiça, por ser um tema pertinente e não afetar em nada a questão financeira do governo federal. Porque de fato é um recurso de fora tratando de uma situação excepcional de forma excepcional”. Repórter: O presidente da comissão, o deputado Padre João do PT de Minas Gerais defendeu que o pagamento é uma reparação ao que ele considera um crime cometido pela Vale. (Sonora Padre João) “Os atingidos pelo crime da vale, lá em brumadinho, nós temos que garantir um atendimento corrigindo os erros da renova, lá em Mariana, que tão enrolando o povo, os atingidos”. (REP): O relatório da comissão fica pronto da próxima quinta-feira. Sob supervisão de Maurício DeSanti, para rádio senado, Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00