CCJ deve analisar PEC que garante o direito à vida desde a concepção — Rádio Senado
Destaques do Senado

CCJ deve analisar PEC que garante o direito à vida desde a concepção

A Lei Antidrogas, prevista em projeto sob análise de duas comissões do Senado (CAE E CAS), deve ser votada na próxima semana, que também contará com debates sobre os cortes na pasta da educação e a crise na Venezuela. A chamada PEC da Vida, que assegura o direito à vida desde a concepção, é outro destaque do Senado. Ouça os detalhes da agenda do Senado na matéria de Paula Groba, da Rádio Senado.

03/05/2019, 18h24 - ATUALIZADO EM 03/05/2019, 18h46
Duração de áudio: 02:33
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 15 itens. Entre eles, o PL 1256/2019, que acaba com cotas para mulheres na política.

Bancada: 
senador Alessandro Vieira (PPS-SE);
senador Lasier Martins (Pode-RS); 
senador Major Olimpio (PSL-SP);
senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A NOVA LEI ANTIDROGRAS PREVISTA EM PROJETO SOB ANÁLISE DE DUAS COMISSÕES DO SENADO DEVE SER VOTADA ESTA (NA PRÓXIMA) SEMANA, QUE TAMBÉM CONTARÁ COM DEBATES SOBRE OS CORTES NA PASTA DA EDUCAÇÃO E A CRISE NA VENEZUELA. LOC: A CHAMADA PEC DA VIDA, QUE ASSEGURA O DIREITO À VIDA DESDE A CONCEPÇÃO, É OUTRO DESTAQUE DA SEMANA. REPÓRTER PAULA GROBA. Téc: A semana no Senado começa com um debate sobre os impactos da crise da Venezuela no Brasil. A subcomissão criada para discutir o assunto vai analisar a situação da cidade de Pacaraima, em Roraima, que faz fronteira com o País vizinho. Na avaliação do presidente da subcomissão, senador Telmário Mota, do Pros de Roraima, a comissão precisa acompanhar a questão do fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela. (TELMÁRIO) O comércio de Pacaraima está às moscas, porque os venezuelanos enchem o nosso Supermercado o norte de Roraima está sem gasolina os gastos de óleo diesel para suprir as termelétricas de Roraima já atingiram 400 milhões de reais quem paga por tudo isso não é só o povo de Roraima mas de todo o Brasil (REP) Na terça, a comissão de Educação recebe o novo ministro da pasta, Abraham Weintraub, que assumiu a missão há menos de um mês e já tomou medidas consideradas polêmicas, entre elas, o corte de 30% no orçamento das universidades federais. Em plenário, vários senadores repercutiram a decisão e querem questionar o ministro durante a audiência. Dois deles são os senadores Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, e Álvaro Dias, do Podemos do Paraná. (ÁLVARO) Não vejo como justificar o corte alegando que é necessário investir mais no ensino da primeira infância por exemplo claro que a necessidade de investir mais um investimento não pode eliminar o outro. (REP) Entre as votações no Plenário, destaque para o projeto que torna mais rígida a Lei Antidrogas. As comissões de Assuntos Sociais e Assuntos Econômicos devem votar o projeto na quarta-feira e a expectativa é que a proposta seja levada para votação em Plenário em regime de urgência. Segundo o relator da matéria, Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, que manteve o texto original que veio da Câmara, a ideia é punir com mais rigor os traficantes. (STYVENSON) Aumento de pena pra traficante grande, traficante médio e grande porte, mas pequeno, que muitas vezes é mula, cobaia ali para vender aquela quantidade inexpressiva de um grande traficante aí não precisa e nem vai ser penalizado pelo PLC 37, ele vai ser tratado, socializado. (REP) Ainda na quarta, a Comissão de Constituição e Justiça pode votar a Proposta de Emenda à Constituição que assegura o direito à vida “desde a concepção”, conhecida como PEC da Vida. A senadora Juíza Selma, do PSL de Mato Grosso, já apresentou relatório favorável à proposta. Da Rádio Senado, Paula Groba. PLC 37/2013 PEC 29/2015

Ao vivo
00:0000:00