Presidente da Anatel destaca importância de melhorar interação com consumidor — Rádio Senado
Comissões

Presidente da Anatel destaca importância de melhorar interação com consumidor

O presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, informou que a agência vai melhorar a interação com os consumidores, ampliar a cobertura dos serviços de banda larga e trabalhar para redução da carga tributária incidente na tarifa dos serviços de telecomunicações. Ele participou nesta terça-feira (23) de debate na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) destacou que a falta de acesso à internet é um fator de exclusão social. Reportagem, Iara Farias Borges.

23/04/2019, 16h57 - ATUALIZADO EM 23/04/2019, 18h33
Duração de áudio: 01:59
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública interativa para prestar contas sobre o exercício das atribuições da direção da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o desempenho da mesma, bem como apresentar avaliação das políticas públicas no âmbito de suas competências, em atendimento ao artigo 96-A do Regimento Interno do Senado Federal. 

À mesa, em pronunciamento, presidente do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A ANATEL, AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, PRETENDE MELHORAR A INTERAÇÃO COM OS CONSUMIDORES, AMPLIAR OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA E TRABALHAR PARA A REDUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA PARA A TELEFONIA. LOC: É O QUE INFORMOU O PRESIDENTE DA AGÊNCIA, LEONARDO EULER DE MORAIS, EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. TÉC: O Brasil tem 37 milhões de telefones fixos, 30 milhões de usuários de banda larga, 17 milhões de assinantes de TV paga e 230 milhões de linhas móveis, informou o presidente da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, Leonardo Euler de Morais, que participou de audiência pública na Comissão de Infraestrutura. Para entregar um serviço de comunicação de qualidade, disse Morais, a Anatel investe em canais de interação com o consumidor, como o site da agência, aplicativos e call center. (Morais): “A gente tem instado o consumidor de facilitar ou empoderar os consumidores de forma que os consumidores possam, efetivamente, serem um agente ativo na regulação do setor de telecomunicações. Não se trata de tutelar o consumidor, mas de dar ao consumidor maior informação para que ele mesmo tome as suas decisões de acordo com as informações que tem”. (Rep): O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, observou que a falta de acesso à internet é fator de exclusão social. (Trad): “Inúmeros lugares você não consegue sinal de internet. E hoje em dia, com isso, você está excluído, você acaba ficando excluído dos acontecimentos do mundo, da sociedade como um todo”. (Rep): O presidente da Anatel explicou que a agência adota medidas para garantir acesso à internet em todas as localidades. Entre elas, a exigência de investimento por parte das operadoras, em regiões afastadas, como contrapartida à concessão de centros com melhor retorno financeiro. Outra medida é a substituição de multas por esse tipo de investimentos. Leonardo Morais ainda ressaltou a importância da redução da carga tributária incidente nos serviços de telecomunicação. Enquanto a média mundial de tributos na tarifa dos serviços gira em torno de 15%, no Brasil essa carga chega a 40%. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.

Ao vivo
00:0000:00