Congresso vai celebrar os 300 anos de Cuiabá — Rádio Senado
Sessão solene

Congresso vai celebrar os 300 anos de Cuiabá

A capital mato-grossense comemora seus 300 anos em 2019. Cuiabá, conhecida como “cidade verde”, por conta de sua grande arborização, será homenageada em uma Sessão Solene no dia 05/04 no Congresso Nacional.

 

04/04/2019, 13h27 - ATUALIZADO EM 04/04/2019, 14h58
Duração de áudio: 02:03
Cuiabá, Mato Grosso, Brazil - May 06th 2017 - Photograph taken from above the Sérgio Motta bridge in Cuiabá, capital of the state of Mato Grosso, Brazil.
Samuel Azambuja Kochhan/istockphoto

Transcrição
LOC: NESTE ANO A CAPITAL MATO-GROSSENSE, COMPLETA 300 ANOS. LOC: SENADORES DO ESTADO PARTICIPARÃO DE UMA SESSÃO SOLENE NO CONGRESSO NACIONAL, EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Conhecida como “cidade verde”, por conta de sua grande arborização, a capital de Mato Grosso, fundada em 8 de abril de 1719, completa 300 anos. Com pouco mais de 600 mil habitantes, Cuiabá é considerada um polo de turismo e um centro da agroindústria. As comemorações do aniversário da cidade serão uma verdadeira confraternização dos aspectos culturais do estado. Para o senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, a festa representa bem como cuiabano valoriza sua cultura. (Jayme Campos) Iniciou-se no ciclo do ouro e se transformou com certeza numa das melhores cidades para se viver. Particularmente, eu não só comprimento as autoridades, mas sobretudo, a população, dos pioneiros e das famílias tradicionais e a oportunidade que Cuiabá já deu a milhões de brasileiros que se aportaram no estado do Mato Grosso. Cuiabá tem história, tem raiz. Cuiabá é a cidade verde, nós que somos cuiabanos, Várzea-Grandenses nos orgulhamos dessa capital eterna de todo povo mato-grossense. (Repórter) A senadora Selma Arruda, do PSL de Mato Grosso, também destacou os aspectos culturais da capital. (Selma) Acho indispensável que essas atrações culturais que vão acontecer aí (em Cuiabá) sejam valorizadas por todos nós, pelos cuiabanos de nascença e pelos cuiabanos de coração. Porque o folclore e a preservação das tradições é o que faz de um lugar a sua fortaleza. (Repórter) Aqui em Brasília, as comemorações ficam por conta de uma sessão solene no Congresso Nacional. Um dos autores do requerimento, senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, destacou os avanços de Cuiabá ao longo desses 300 anos. (Wellington Fagundes) 300 anos é para ser comemorado né. E Cuiabá é a capital que está no centro geodésico da América do Sul, no centro do Brasil e uma cidade que teve toda a sua tradição. Então Mato Grosso como um todo, liderado por Cuiabá, essa cidade de 300 anos guarda na sua história toda essa riqueza do desenvolvimento. (Repórter) A programação de comemoração dos 300 anos de Cuiabá seguirá ao longo de todo o mês na cidade, com shows, desfiles e até um bolo de 300 metros.

Ao vivo
00:0000:00