Segue para CAE proposta que amplia limite de renda para receber BPC — Rádio Senado
Assistência Social

Segue para CAE proposta que amplia limite de renda para receber BPC

Segue para a Comissão de Assuntos Econômicos o projeto (PLS 374/2018) do senador Dalírio Beber (PSDB-SC) que propõe o aumento do limite da renda familiar per capita para os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, recebem mensalmente o BPC no valor de um salário mínimo os beneficiários que não têm como se sustentar, com uma renda familiar de até R$ 249 por pessoa, valor que corresponde a um quarto do piso salarial. O projeto aumenta a média para R$ 598, ou seja, três quintos do mínimo. Segundo o senador Romário (Pode-RJ), a proposta aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais busca dar mais qualidade de vida às pessoas vulneráveis em situação de miséria. A reportagem é de George Cardim.

03/04/2019, 13h10 - ATUALIZADO EM 03/04/2019, 21h30
Duração de áudio: 01:47
Elderly 95 years old woman sitting miserably at the table at home and counting remaining coins from the pension in her wallet after paying the bills.
kasto80/istockphoto

Transcrição
LOC: SEGUE PARA A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS A PROPOSTA QUE AMPLIA PARA QUASE 598 REAIS O LIMITE DE RENDA FAMILIAR PARA OS IDOSOS COM MAIS DE 65 ANOS E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUE RECEBEM O BPC. LOC: O PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS BUSCA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS VULNERÁREIS EM SITUAÇÇÃO DE MISÉRIA. A REPORTAGEM É DE GEORGE CARDIM. (Repórter) O projeto do senador Dalírio Beber, do PSDB de Santa Catarina, aumenta o limite da renda familiar per capita para os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada. Atualmente, recebe mensalmente o BPC no valor de um salário mínimo quem não tem como se sustentar, com uma renda familiar de até 249 reais por pessoa, valor que corresponde a um quarto do piso salarial em vigor. O projeto aumenta a média para 598 reais, ou seja, três quintos do mínimo. O senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, disse que a proposta busca dar mais qualidade de vida às pessoas vulneráveis em situação de miséria. (Romário) “A importância que é este valor, que ainda na verdade está longe de ser a realidade do que estas pessoas precisam. A gente poderá dar mais um passo adiante em relação a estas pessoas que realmente necessitam e que precisam urgentemente deste valor” (Repórter) Durante o debate na Comissão de Assuntos Sociais, os senadores criticaram as mudanças previstas na proposta Reforma da Previdência que elevam para 70 anos a idade mínima para os idosos receberem integralmente o BPC e que estabelecem um valor de 400 reais pagos a idosos pobres na faixa etária de 60 a 69 anos. A proposta deve ser analisada agora pela Comissão de Assuntos Econômicos. PLS 374/2018

Ao vivo
00:0000:00