Acir Gurgacz é eleito presidente da Subcomissão de Mobilidade Urbana — Rádio Senado
Comissões

Acir Gurgacz é eleito presidente da Subcomissão de Mobilidade Urbana

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que também é empresário do ramo de transportes, foi nomeado presidente da Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana. Ele afirmou que, atualmente, o brasileiro não gosta de transporte coletivo e que isso é um sério problema. A subcomissão está ligada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

27/03/2019, 17h59 - ATUALIZADO EM 27/03/2019, 19h14
Duração de áudio: 01:56
Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana (CDHSTMU) realiza reunião para instalação e eleição de presidente e vice.

Mesa:
senador Paulo Paim (PT-RS);
presidente da CDHSTMU eleito, senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE MOBILIDADE URBANA MISTA NOMEOU O SENADOR ACIR GURGACZ, DO PDT DE RONDÔNIA, COMO PRESIDENTE DO COLEGIADO. LOC: O SENADOR É DONO DE UMA DAS MAIORES FROTAS DE ÔNIBUS DO PAÍS, E SUGERIU A CRIAÇÃO DA SUBCOMISSÃO. A REPORTAGEM É DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, que também é empresário do ramo de transportes, foi escolhido presidente da Subcomissão Temporária sobre Mobilidade Urbana. O senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, que presidia a sessão, parabenizou o senador e disse que Gurgacz representa bem a comissão por possuir uma longa experiência no assunto. (Paulo Paim) Não há nenhuma dúvida que a indicação é muito interessante e saiu fortalecida nessa conversa senador. Todo mundo reconhece a sua iniciativa a propor a Subcomissão e o seu conhecimento nessa área. Eu particularmente, permita que eu diga, da importância da sensibilidade urbana. Essa sensibilidade que vai assegurar cada vez mais que o pedestre tenha mais valor que aquele que fica dirigindo o carro. (Repórter) A proposta da abertura da subcomissão que discutirá a mobilidade urbana é de autoria do senador Acir Gurgacz. Ele afirmou que, atualmente, o brasileiro não gosta de transporte coletivo e que isso é um sério problema. Gurgacz destacou a necessidade da melhora dos veículos e dos serviços oferecidos em todo país. (Acir Gurgacz) Que há uma disputa hoje do transporte individual e do transporte coletivo e a população não gosta do transporte coletivo, e com razão porque o não é bom. Então tem que haver uma melhora na qualidade do serviço, na qualidade do veículo. Não diria nem em leis, mas normas para que nós tenhamos mais velocidade do transporte e que o passageiro possa optar pelo transporte coletivo não apenas porque é mais rápido, mas também porque é confortável. (Repórter) Além da nomeação da presidência, foi escolhido como vice-presidente da subcomissão o senador Telmário Mota, do PROS de Roraima.

Ao vivo
00:0000:00