CAS pode criar subcomissões para pessoas com deficiência ou doenças raras
As subcomissões de doenças raras e de pessoas com deficiência foram sugeridas pelos senadores Flávio Arns (REDE–PR) e Mara Mara Gabrili (PSDB-SP). Entre outras atividades, os colegiados devem buscar assegurar assistência adequada para esta parcela da população, promover audiências e sugerir projetos para facilitar o diagnóstico e o tratamento no Sistema Único de Saúde. Mara Gabrili lembrou que 15 milhões de brasileiros sofrem com doenças raras, como a esclerose múltipla, e defendeu o acesso às novas terapias e remédios. Flávio Arns cobrou políticas públicas específicas para as pessoas com deficiência.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PODE CRIAR DUAS SUBCOMISSÕES PARA ASSEGURAR O TRATAMENTO ADEQUADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU COM DOENÇAS RARAS.
LOC: AS SUGESTÕES FORAM FEITAS PELOS SENADORES FLÁVIO ARNS, DA REDE SUSTENTABILIDADE DO PARANÁ, E MARA GABRILI, DO PSDB DE SÃO PAULO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) As subcomissões de doenças raras e de pessoas com deficiência foram sugeridas pelos senadores Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, e Mara Gabrili, do PSDB de São Paulo. Entre outras atividades, os colegiados devem buscar assegurar assistência adequada para essa parcela da população, promover audiências com autoridades e especialistas, além de acompanhar e sugerir projetos de lei e iniciativas para facilitar o diagnóstico e o tratamento no Sistema Único de Saúde. A senadora Mara Gabrili lembrou que milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de doença rara, como a distrofia muscular e a esclerose múltipla, e defendeu o acesso às novas terapias e remédios.
(Mara Gabrili) “há muito que a gente tem mais de 15 milhões de brasileiros com doenças raras, a gente está em um momento em que vem sido trazidas muitas novas tecnologias e novos medicamentos. Então, acho que a gente tem que trabalhar de muito perto a incorporação desses novos medicamentos, que são medicamentos que vêm salvando vidas”
(Repórter) Já o senador Flávio Arns cobrou políticas públicas específicas para as pessoas com deficiência
(Flávio Arns) “Para que tenhamos um foco na saúde, na previdência, na assistência e no trabalho para essa parcela da população, de todas as áreas de deficiência”
(Repórter) Se aprovadas, as Subcomissões das Pessoas com Deficiência e de Doenças Raras vão funcionar vinculadas à Comissão de Assuntos Sociais do Senado.