Visita guiada ao Congresso ganha atrações teatrais em período de férias
O Congresso Nacional recebe em dezembro o projeto "Visite Encena", que une teatro e história nas visitas guiadas. Com o tema “Vozes que Constroem o Brasil”, a iniciativa apresenta esquetes teatrais sobre personalidades como Athos Bulcão. Segundo o coordenador de Visitação do Senado, Fábio Duarte, a ideia surgiu a partir das comemorações dos 200 anos da Casa. As sessões ocorrem aos fins de semana, nos horários de 10h, 11h30, 14h30 e 16h, com entrada franca e sem necessidade de agendamento prévio para o público.

Transcrição
A arquitetura de Oscar Niemeyer no Congresso Nacional ganhou mais vida neste mês. Agora, as visitas guiadas pela sede do poder legislativo contam com o Projeto Visite Encena, que transforma os corredores parlamentares em palco para o teatro. Já em sua terceira edição, com o tema “Vozes que Constroem o Brasil”, o projeto junta educação e entretenimento e oferece uma experiência interativa ideal para famílias e turistas.
Durante o percurso pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, esquetes teatrais surgem para quebrar a formalidade política e convidar o público a uma imersão lúdica na história do parlamento. São, ao todo, quatro cenas inéditas apresentadas. Uma dessas personalidades é a figura de Athos Bulcão, escultor, desenhista e pintor de renome nacional e internacional, que assina diversas peças presentes no Congresso.
O coordenador de Visitação do Senado, Fábio Duarte, explica que a idéia teatral veio a partir das comemorações dos 200 anos do Senado, como uma forma de celebrar a história da Casa por meio da arte
(Fábio Duarte): " A gente entende que a arte é uma forma muito eficaz de criar interesse e de promover a educação política das pessoas, dos cidadãos. A gente tem o interesse de provocar uma experiência impactante no visitante, então a partir dos temas que são abordados nas esquetes teatrais, a gente procura fazer com que eles compreendam melhor certos temas da história do parlamento e da história do palácio, e claro, de uma forma que emocione, que promova a reflexão, então a ideia é realmente fazer com que essa visita seja memorável."
Além das intervenções artísticas, os visitantes conhecem os salões Verde e Azul, os plenários e o acervo artístico e arquitetônico do Congresso. As apresentações são realizadas em todos os finais de semana de dezembro, em quatro horários: às 10h e 11h30 da manhã, e às 14h30 e 16h da tarde. A entrada é gratuita e não precisa agendar horário. Sob supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Marina Dantas.

