Plenário aprova MP que destina recursos das loterias para a segurança pública
A pedido do futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, incluiu na pauta do Plenário a medida provisória que destina recursos das loterias para o Fundo Nacional de Segurança Pública e para as áreas de cultura e esporte. O relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) incluiu na MP 846 a proibição de o governo federal congelar os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para assegurar o dinheiro para o setor mesmo nos casos de cortes do Orçamento.
Transcrição
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A MEDIDA PROVISÓRIA QUE DESTINA RECURSOS DAS LOTERIAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA.
LOC: RELATOR DIZ QUE O DINHEIRO DO FUNDO NACIONAL NÃO PODERÁ SER CONTINGENCIADO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
TÉC: A pedido do futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, incluiu na pauta do Plenário a medida provisória que destina recursos das loterias para o Fundo Nacional de Segurança Pública. Mas a MP 846 também repassa parte da arrecadação das apostas oficiais para as áreas de cultura e esporte. Eunício Oliveira afirmou que a medida provisória foi votada imediatamente pelo Senado pela importância do repasse de R$ 1 bilhão para a segurança pública.
(Eunício): Eu recebi do atual ministro a solicitação e do futuro ministro, que está indicado para a Justiça e Segurança Pública, solicitando, se possível, a votação dessa matéria. Então, eu pautei a matéria, que também não houve nenhuma manifestação em contrário. Ela foi votada a unanimidade pelo Plenário.
REP: O relator, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, incluiu na medida provisória a proibição de o governo federal congelar os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para assegurar o dinheiro para o setor mesmo nos casos de cortes do Orçamento.
(Flexa) Essa medida provisória 846 é da maior importância porque ela regula s transferências dos recursos das loterias tanto para a área de esporte quanto para a segurança pública. E mais do que isso. Coloquei no meu relatório que os recursos do Fundo Nacional de Segurança não poderão mais ser contingenciados como o Executivo fazia.
(REP): O relator também destina recursos para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, para as Pestallozi e a Cruz Vermelha. Da Rádio Senado, Hérica Christian.