Eleitores do DF elogiam segundo turno sem lixo nas ruas — Rádio Senado
Eleições 2018

Eleitores do DF elogiam segundo turno sem lixo nas ruas

Brasília teve uma eleição sem sujeira nas ruas neste segundo turno de 2018. O cenário foi bem diferente dos pleitos anteriores, como em 2014, quando o entorno das escolas e as principais avenidas das cidades do DF estavam tomadas com cartazes, bandeiras, panfletos e o tradicional derrame de santinhos. Os candidatos ao governo do Distrito Federal também fizeram um acordo com o Serviço de Limpeza Urbana para fazer uma eleição lixo zero, o que evitou uma operação extra no domingo. Segundo especialistas e autoridades, as mudanças na disputa eleitoral foram causadas pela legislação mais rigorosa, com campanhas mais curtas e baratas.

28/10/2018, 18h09 - ATUALIZADO EM 28/10/2018, 18h12
Duração de áudio: 02:03
Domingo, 28 de outubro de 2018, dia de votação em segundo turno das eleições no Brasil. O brasileiro escolherá candidatos para os cargos de governador e presidente. 


Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: BRASÍLIA VIVEU NESTE DOMINGO, 28 DE OUTUBRO, UMA ELEIÇÃO SEM SUJEIRA NAS RUAS. LOC: OS CANDIDATOS AO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL FIZERAM UM ACORDO COM O SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA PARA FAZER UMA DISPUTA “LIXO ZERO”. OS ELEITORES APOIARAM A INICIATIVA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O cenário neste ano foi bem diferente dos pleitos anteriores, como em 2014, quando o entorno das escolas, as principais avenidas das cidades do Distrito Federal e até a Esplanada dos Ministérios estavam tomadas com cartazes, bandeiras, panfletos e o tradicional derrame de santinhos. Os candidatos ao governo fizeram um acordo com o Serviço de Limpeza Urbana para fazer uma “eleição lixo zero”, o que evitou uma operação extra no domingo. Além de cortar gastos com material de campanha, o compromisso buscou evitar a poluição e conscientizar a população e os partidos. A aposentada Waldemira Pereira acordou cedo e foi umas das primeiras a votar numa faculdade, na Asa Norte. A eleitora gostou de ver as ruas sem sujeiras. (Waldemira) “Tá ludo limpinho, você está vendo aí, não tem nada nada de sujeira. Porque eu vi falando muito sobre as sujeiras da ruas e agora eu acho desse segundo turno está limpo, tudo tranquilo, sem santinho, é bom, né? É perigoso as pessoas caírem! (Rep) A 40 quilômetros do centro de Brasília, em uma escola em Santa Maria, o supervisor de votação da Justiça eleitoral Francimar de Souza elogiou o acordo entre os candidatos ao GDF. (Francimar) “Este acordo entre eles aí 00funcionou, porque aqui está tranquilo, não teve este tipo de problema aqui não. No primeiro turno, estava muito sujo aqui na porta. Inclusive, eu acho que quem faz esta sujeira é justamente o pessoal, os partidários de deputados. Eles espalham muita sujeira, como você pode ver aí que está tudo limpinho, este segundo turno a gente não teve problema com isso não” (Cardim) Segundo especialistas e autoridades, as mudanças na disputa eleitoral com menos lixo nas ruas foram causadas pela legislação mais rigorosa, com campanhas mais curtas e baratas.

Ao vivo
00:0000:00