Semana da Primeira Infância visa conscientizar população sobre importância da prevenção da violência — Rádio Senado
12 a 18 de outubro

Semana da Primeira Infância visa conscientizar população sobre importância da prevenção da violência

A lei 11.523, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro de 2007, instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, que acontece entre os dias 12 e 18 de outubro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do período de 0 a 6 anos na formação de um cidadão mais voltado para a convivência social e à cultura da paz. De acordo com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), é necessário que a população esteja alerta, pois é na Primeira Infância que se formam as emoções e características básicas do futuro adulto.

17/10/2018, 17h25 - ATUALIZADO EM 17/10/2018, 18h08
Duração de áudio: 02:01
Especial Cidadania -  Crianças brincam enquanto aguardam atendimento no Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) tornou-se Serviço de Referência em Doenças Raras. A habilitação foi feita por meio da Portaria N°3.247, de 29 de dezembro de 2016, do Ministério da Saúde.  
 
Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O BRASIL CELEBRA ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO, A SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. LOC: UMA LEI APROVADA EM 2007 INCENTIVA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS, COMO INFORMA O REPÓRTER EDSON GOMES: TÉC: A lei 11.523, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro de 2007, instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, que acontece entre os dias 12 e 18 de outubro. As atividades desenvolvidas pelo setor público, juntamente com as entidades da sociedade civil, têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do período de 0 a 6 anos na formação de um cidadão mais voltado para a convivência social e à cultura da paz. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, explica a importância de uma semana para debater o cuidado a essas crianças. (Lídice): tem uma importância muito grande para conscientização da população e das famílias em particular. Na formação das emoções do adulto futuro. Essa idade entre 0 a 6 anos, é a idade onde se formam na verdade todas as emoções, as características básicas da personalidade da pessoa, principalmente as suas emoções de segurança de insegurança, portanto é necessário que a população esteja alerta. (Repórter) O último censo do IBGE, em 2010, revelou que cerca de 10% da população brasileira é formada por meninos e meninas de 0 a 6 anos. Na primeira infância as crianças, além de necessitar do contato com outras pessoas para desenvolver estabilidade emocional e mental, precisam de uma alimentação adequada para não ter consequências negativas, como informa a nutricionista infantil Fernanda Monteiro. (Fernanda Monteiro): E essas consequências podem vir desde de clip endemia, crianças de 3 anos com colesterol super alto, desde o ldl, o colesterol total, triglicéride, que tem aumentado absurdamente, como diabetes, crianças ficando diabéticas mais cedo, a questão cognitiva da criança pode ser afetada. (Repórter). Para denunciar casos de violência contra crianças, basta ligar para o número 100, que funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita. Com supervisão de Adriano Faria, da rádio Senado, Edson Gomes.

Ao vivo
00:0000:00