Cientista político destaca importância da escolha de candidatos ao Legislativo — Rádio Senado
Eleições 2018

Cientista político destaca importância da escolha de candidatos ao Legislativo

Ao lembrar que o eleitor costuma se voltar para a corrida presidencial, o cientista político Paulo Kramer alertou para a importância da eleição de deputados e senadores.  Ele ponderou que os parlamentares são responsáveis pela aprovação de leis e de programas de governo. Diante do excesso de candidatos ao Legislativo, movimentos da sociedade civil criaram uma plataforma com o nome de todos os candidatos ao Legislativo. Segundo um dos idealizadores, Leandro Machado, basta o eleitor acessar o site: www.temmeuvoto.com e responder a seis perguntas para conhecer nomes de políticos afins.

07/10/2018, 05h00 - ATUALIZADO EM 05/10/2018, 16h51
Duração de áudio: 02:15
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada a deliberação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e créditos suplementares (projetos de Lei do Congresso Nacional nºs 13, 9, 10 e 2 de 2018).

Mesa:
presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ);
senador José Maranhão (MDB-PB);
presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (MDB-CE);
secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Transcrição
LOC: CIENTISTA POLÍTICO CHAMA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DE CANDIDATOS ÀS ASSEMBLEIAS ESTADUAIS, À CÂMARA DOS DEPUTADOS E AO SENADO. LOC: PÁGINA NA INTERNET DISPONIBILIZA QUESTIONÁRIO PARA ELEITOR ENCONTRAR POLÍTICOS POR AFINIDADE IDEOLÓGICA E PROGRAMÁTICA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: O cientista político Paulo Kramer observou que o eleitor deixa para a última hora a escolha para o Legislativo ao lembrar que as eleições para a Presidência da República e para governador têm mais destaque. Ele ponderou que os deputados e senadores são os responsáveis pela aprovação ou não de programas de governo e de leis que afetam a vida de todos. (Kramer): São as políticas de saúde, são as políticas educacionais, são as políticas de Defesa do Consumidor, são os direitos e deveres do cidadão, que estão em jogo. São questões importantes, que dependendo da legislação sendo mais ou menos virtuosa ou defeituosa, isso vai ter um impacto positivo ou negativo até no nível de emprego, que é a grande inspiração, a grande carência e a grande necessidade da população brasileira hoje. REP: Diante do excesso de candidatos, movimentos da sociedade civil criaram uma plataforma com o nome de todos que disputam o Legislativo. Segundo um dos idealizadores, Leandro Machado, basta o eleitor acessar o site: www.temmeuvoto.com e responder a seis perguntas sobre a ficha limpa e as suas prioridades sem a necessidade de se identificar. Ao final do questionário poderá conhecer os candidatos afins com base nas respostas e nos dados das Justiças Federal e Eleitoral. Leandro Machado ressaltou que a plataforma não faz campanha eleitoral. (Leandro) O voto é do cidadão. O que a gente faz ali é apresentar uma lista, que tem vários nomes. Então, como são seis perguntas, se você responder às seis, e se forem as mesmas que o candidato respondeu, isso vai dar para você 100% de alinhamento, ou 100% de “match”. E você vai ver ali aqueles que têm 100%, mas aqueles que têm 81% aqueles que têm 50 e poucos por cento. E você faz a sua escolha livremente para qualquer um deles. REP: Segundo a Justiça Eleitoral, 17.877 candidatos disputam 1626 vagas no Legislativo, com uma concorrência de 17 para os cargos de deputados, 7 para os de senadores e 41 para os de deputado distrital. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00