Preço entre passagens aéreas de um mesmo voo pode ser limitado — Rádio Senado
Até 50%

Preço entre passagens aéreas de um mesmo voo pode ser limitado

A diferença entre a passagem mais cara e a mais barata em um avião não pode ser superior a 50%. É o que diz projeto de lei (PLS 60/2018) em análise na Comissão de Constituição e Justiça. O autor da proposta, senador Airton Sandoval (MDB-SP), diz que não é razoável que uma passagem Brasília-São Paulo comprada com um mês de antecedência custe R$ 300 enquanto uma adquirida no balcão chegue a R$ 1.800.

18/09/2018, 13h23 - ATUALIZADO EM 18/09/2018, 14h25
Duração de áudio: 01:46
Europe map and airplane in cappuccino (made of cinnamon). Travel concept. Travel agency
ZinaidaSopina/istockphoto

Transcrição
LOC: A DIFERENÇA ENTRE A PASSAGEM MAIS CARA E A MAIS BARATA EM UM AVIÃO NÃO PODE SER SUPERIOR A 50%. LOC: É O QUE DIZ PROJETO DE LEI EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. A REPORTAGEM É DE BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A proposta é do senador Airton Sandoval, do MDB de São Paulo. Segundo ele, não é razoável que uma passagem Brasília-São Paulo comprada com um mês de antecedência custe 300 reais enquanto que uma adquirida no balcão chegue a 1.800. (Airton Sandoval) Ora, se o avião sai do mesmo lugar para o mesmo destino no mesmo horário, com os mesmos custos operacionais, então por que temos tarifas tão diferentes e tão mais altas a depender de quando são compradas as passagens? (Repórter) Sandoval reclama também da dificuldade e do custo para mudar passagens aéreas, sem contar que o consumidor agora, além de pagar pela bagagem, está tendo que gastar dinheiro para marcar assento. Airton Sandoval diz que as companhias alegam que precisam de liberdade tarifária para oferecer os melhores produtos e serviços à população. Mas as informações são desencontradas. À Anac elas dizem ter prejuízos, nas bolsas de valores apontam lucros. Por isso ele apresentou projeto de lei para limitar em 50% a diferença entre o valor máximo e o mínimo das passagens na mesma classe e no mesmo avião. (Airton Sandoval) Até que o mercado entenda que liberdade tarifária é a liberdade que o povo concedeu a elas para explorar o serviço aéreo de transporte de passageiros, com lucro, de forma viável, mas sem selvageria, sem desrespeito ao consumidor, com regras claras. (Repórter) A proposta ainda obriga as empresas a divulgarem, em tempo real, o preço da tarifa para cada assento disponível no avião. PLS 60/2018

Ao vivo
00:0000:00