Congresso Nacional vai contar com Glossário de Termos Legislativos — Rádio Senado
Documento

Congresso Nacional vai contar com Glossário de Termos Legislativos

O Glossário de Termos Legislativos já está em fase de finalização e revisão do texto. O documento vai contar com termos e conceitos utilizados tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados. O documento vai conter conceitos e termos dentro do processo legislativo que versam sobre Administração Pública, Direito Constitucional e Orçamento. Mais detalhes na reportagem de Adrian Alencar.

17/09/2018, 19h51 - ATUALIZADO EM 17/09/2018, 19h51
Duração de áudio: 01:54
Manifestantes favoráveis ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caminham em direção ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em apoio ao registro da candidatura do político à Presidência da República.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC:. O GLOSSÁRIO DE TERMOS LEGISLATIVOS JÁ ESTÁ EM FASE DE REVISÃO FINAL DO TEXTO. LOC:. O DOCUMENTO VAI UNIFICAR OS GLOSSÁRIOS DO SENADO E DA CÂMARA E PERMITIR UMA INTERAÇÃO ENTRE OS TERMOS E CONCEITOS UTILIZADOS NAS DUAS CASAS. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR. TÉC: O Glossário de Termos Legislativos já está em fase de finalização e revisão do texto. O documento vai contar com termos e conceitos utilizados tanto no Senado Federal quanto na Câmara dos Deputados, unindo as duas Casas para a criação do glossário unificado e identificando os pontos específicos e equivalentes entre elas. O assessor da Secretaria-Geral da Mesa do Senado, Rodrigo Brum, explica que o público-alvo não se restringe a apenas servidores do Congresso Nacional, mas sim, a toda a população, que, de alguma forma, tem contato com o processo legislativo. (Rodrigo Brum) Todo mundo que trabalha com processo legislativo, então é público interno, público externo, o cidadão, todo mundo que manuseia esses termos legislativos vai ter acesso a esse glossário. Então tanto as nossas comunicações das duas Casas, Senado e Câmara quanto a imprensa em geral e o cidadão comum também que utiliza os nossos portais e tem alguma dúvida sobre algum termo ou elemento ele vai conseguir dirimir essa dúvida. (Repórter) O Glossário de Termos Legislativos vai criar também relações entre termos, e comparar diferenças e semelhanças do que é utilizado no Senado e na Câmara. Rodrigo Brum conta ainda sobre o retorno que espera de quem for utilizar o glossário. (Rodrigo Brum) A expectativa é que tenha o melhor uso do usuário final, que sempre o foco desse grupo de integração é o cidadão. Então se o cidadão conseguiu utilizar bem esse glossário e interagir com ele, nos passar dúvidas, sugestões, ele já vai ter atingido bem o objetivo dele. (Repórter) O glossário vai conter termos de áreas dentro do processo legislativo, como Administração Pública, Direito Constitucional e Orçamento. Ainda não há data para lançamento. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00