Museu Itamar Franco tem exposição sobre os 130 anos da escravatura e as discussões no Senado — Rádio Senado
Cultura

Museu Itamar Franco tem exposição sobre os 130 anos da escravatura e as discussões no Senado

A exposição “Os 130 anos da Abolição da Escravatura e as Discussões no Senado” está aberta para visitação no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 25 de setembro. Entre os destaques da mostra estão um painel interativo com mulheres que foram importantes na luta contra a escravidão, a visita guiada para deficientes visuais com descrição do ambiente, acesso a texto, legendas em braile e permissão para tocar nos objetos. E o mobiliário do plenário que veio do Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, antiga sede da Casa entre 1925 e 1960, restaurado pelo Museu do Senado. Mais detalhes na reportagem de Laísa Lopes.

31/08/2018, 19h28 - ATUALIZADO EM 31/08/2018, 19h28
Duração de áudio: 01:56
Exposição "Os 130 anos da Abolição da Escravatura e as Discussões no Senado". A exibição narra aquele período da história apresentando documentos e informações, destacando as discussões realizadas por senadores da época. A exposição teve início no dia 13 de agosto e está aberta para visitação até o dia 25 de setembro no Salão Negro do Congresso Nacional. 

Busto da Princesa Isabel.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: “OS 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA E AS DISCUSSÕES NO SENADO” SÃO TEMAS DE UMA EXPOSIÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL ATÉ O DIA 25 DE SETEMBRO. LOC: A MOSTRA CONTA COM VISITA GUIADA PARA DEFICIENTES VISUAIS E O MOBILIÁRIO DO PLENÁRIO QUE VEIO DO PALÁCIO MONROE, NO RIO DE JANEIRO, QUE FOI SEDE DO SENADO ENTRE 1925 E 1960. REPÓRTER LAÍSA LOPES. TÉC: A exposição traz documentos e informações sobre a escravidão no Brasil e painéis com as discussões acontecidas no Senado daquela época. A mostra também conta com um painel com destaque para a província do Ceará, primeira província brasileira a abolir a escravidão, e outro painel interativo com mulheres que foram importantes nessa luta. Um dos destaques é a visita guiada para deficientes visuais, com descrição do ambiente, acesso a texto, legendas em braile e permissão para tocar nos objetos. Uma das curadoras do Serviço de Museu do Senado Betânia Guedes explicou que a questão da acessibilidade foi pensada para essa exposição. (Betânia) O Senado ele vem crescendo na questão de inclusão e essa possibilidade de mediação né, para um público específico por meio de descrições, de impressão em braile. Dessa questão mesmo do acesso da exposição ser pensada para pessoas com deficiência visual e outros tipos. (Repórter) O Museu do Senado restaurou parte do mobiliário do plenário que veio do Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, antiga sede da Casa entre 1925 e 1960 que também está disponível para visitação. As peças dão ao visitante uma ideia de como era a estrutura do plenário na época. Betânia Guedes convida a população para conhecer mais sobre a história desse período. (Betânia) O Museu do Senado convida a todos para conhecer um pouco mais da história do Senado, as discussões e todo o debate parlamentar do período sobre abolição. (Repórter) A exposição “Os 130 anos da Abolição da Escravatura e as Discussões no Senado” está aberta para visitação no Salão Negro do Congresso Nacional, até 25 de setembro. Grupos com mais de dez pessoas devem fazer o agendamento pelo endereço www.congressonacional.leg.br/visite. Com supervisão de Jefferson Dalmoro, da rádio Senado, Laísa Lopes

Ao vivo
00:0000:00