Sistema Único de Assistência Social deve ter marca própria para facilitar atendimento à população
Transcrição
LOC: O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVE TER UMA IDENTIDADE VISUAL PADRONIZADA PARA FACILITAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.
LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) Baseado no modelo do Sistema Único de Saúde, o Sistema Único de Assistência Social foi criado em 2011 para prevenir a violação de direitos e atender a população em situação de risco e os grupos mais vulneráveis. Entre os programas e serviços oferecidos estão o atendimento de pessoas com deficiência, moradores de rua, crianças, jovens e idosos que foram abandonados, sofreram maus tratos ou abuso sexual ou são usuários de drogas. O sistema presente em todos os municípios do País conta com uma extensa rede de atendimento em centros de referência de assistência social e unidades de acolhimento, como casas de passagem e abrigos. O SUAS também gerencia os pagamentos mensais das políticas assistenciais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. A proposta cria uma identidade visual padronizada para todos as ações e entidades que atuam no sistema. A relatora, senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, disse que a marca própria do SUAS vai facilitar o reconhecimento e melhorar o atendimento à população.
(Maria do Carmo Alves) “A elaboração de uma identidade visual para o Suas tem o mérito de facilitar o acesso do cidadão a toda a rede de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social. Ele reconhecerá a marca da assistência social nas entidades e organizações integrantes do sistema e saberá que ali poderá contar com o atendimento que precisa”
(Repórter) A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados segue agora para o plenário do Senado. Da Rádio Senado, George Cardim.
PLC 112/2014