Sistema Único de Assistência Social deve ter marca própria para facilitar atendimento à população — Rádio Senado
Proposta

Sistema Único de Assistência Social deve ter marca própria para facilitar atendimento à população

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) deve ter uma identidade visual padronizada para facilitar o atendimento à população. É o que estabelece um projeto (PLC 112/2014) aprovado nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS). Baseado no modelo do Sistema Único de Saúde, o SUAS foi criado em 2011 para prevenir a violação de direitos e atender a população em situação de risco e os grupos mais vulneráveis. O Sistema presente em todos os municípios brasileiros conta com uma extensa rede de atendimento em centros de referência de assistência social e unidades de acolhimento, como casas de passagem e abrigos. O SUAS também gerencia o pagamento de benefícios assistenciais, como o Bolsa Família e o BPC. Segundo a relatora do projeto, senadora Maria do Carmo Alves (DEM - SE), a marca própria do SUAS busca facilitar o reconhecimento e melhorar o atendimento à população.
13/06/2018, 12h49 - ATUALIZADO EM 13/06/2018, 14h02
Duração de áudio: 01:59
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião com 13 itens. Na pauta o PLC 112/2014, que trata da identidade visual do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

À bancada, senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVE TER UMA IDENTIDADE VISUAL PADRONIZADA PARA FACILITAR O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Baseado no modelo do Sistema Único de Saúde, o Sistema Único de Assistência Social foi criado em 2011 para prevenir a violação de direitos e atender a população em situação de risco e os grupos mais vulneráveis. Entre os programas e serviços oferecidos estão o atendimento de pessoas com deficiência, moradores de rua, crianças, jovens e idosos que foram abandonados, sofreram maus tratos ou abuso sexual ou são usuários de drogas. O sistema presente em todos os municípios do País conta com uma extensa rede de atendimento em centros de referência de assistência social e unidades de acolhimento, como casas de passagem e abrigos. O SUAS também gerencia os pagamentos mensais das políticas assistenciais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada. A proposta cria uma identidade visual padronizada para todos as ações e entidades que atuam no sistema. A relatora, senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe, disse que a marca própria do SUAS vai facilitar o reconhecimento e melhorar o atendimento à população. (Maria do Carmo Alves) “A elaboração de uma identidade visual para o Suas tem o mérito de facilitar o acesso do cidadão a toda a rede de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social. Ele reconhecerá a marca da assistência social nas entidades e organizações integrantes do sistema e saberá que ali poderá contar com o atendimento que precisa” (Repórter) A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados segue agora para o plenário do Senado. Da Rádio Senado, George Cardim. PLC 112/2014

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