Criação do Sistema Integrado de Segurança e endurecimento de penas para o tráfico serão votados com urgência no Congresso — Rádio Senado
Votações

Criação do Sistema Integrado de Segurança e endurecimento de penas para o tráfico serão votados com urgência no Congresso

Os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, disseram nesta quarta-feira (28) que vão dar urgência para duas propostas na área de segurança pública: a que cria o Sistema Integrado de Segurança e a que endurece as penas para os crimes de tráfico de drogas e armas. Essas medidas foram anunciadas após um encontro com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, que preside uma comissão de juristas responsável por analisar projetos de combate ao crime organizado. As informações são do repórter Maurício de Santi, da Rádio Senado.

28/02/2018, 18h27 - ATUALIZADO EM 28/02/2018, 18h27
Duração de áudio: 01:22
Fachada do Congresso Nacional 

O prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal é um marco arquitetônico da Capital da República e está de portas abertas para receber visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Poder legislativo brasileiro.

Os senadores e os deputados federais são eleitos pelo povo, por meio do voto direto e secreto e cabe a eles entre outras tarefas, propor, analisar, discutir, votar e aprovar as leis que regem o dia-a-dia de todos os brasileiros.
A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo e o Senado de representantes dos Estados e do Distrito Federal.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS PRESIDENTES DO SENADO E DA CÂMARA SE REUNIRAM NESTA QUARTA-FEIRA COM O MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ALEXANDRE DE MORAES. LOC: FICOU ACERTADO QUE DUAS PROPOSTAS SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA SERÃO AGILIZADAS: A QUE CRIA O SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA E A QUE ENDURECE AS PENAS PARA OS CRIMES DE TRÁFICO DE DROGAS E ARMAS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: Esses dois projetos estão em discussão na comissão de juristas presidida pelo ministro Alexandre de Moraes. A proposta que cria o Sistema Integrado de Segurança permite a integração de informações de inteligência entre o governo federal e os estados. Ficou acertado que a matéria será analisada com urgência pelas duas Casas do Congresso Nacional. O anteprojeto já está pronto. Na Câmara, a votação deve acontecer na primeira quinzena de março. Rodrigo Maia e Eunício Oliveira anunciaram também a criação de uma comissão mista para analisar o anteprojeto com medidas para combater o crime organizado e o tráfico de drogas e armas. Eunício destacou que essas matérias tiveram origem na preocupação do Congresso Nacional com a segurança pública: (EUNICIO): “Os projetos nasceram das pautas do Congresso Nacional. Nem eu nem Rodrigo temos vaidade de sermos donos do projeto. Ele está aberto ao Executivo, ao Judiciário, ao Ministério Público, à participação de governadores, de secretários de segurança, a todos que militam na área são bem-vindos com as suas sugestões. (MAURÍCIO): Eunício Oliveira destacou ainda que a criação do Sistema Integrado de Segurança não terá custos. Ele lembrou que os estados já têm unidades de inteligência, o que falta é integrá-los. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.

Ao vivo
00:0000:00