Aeroportos devem exibir mensagens educativas sobre tromboembolismo
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o projeto (PL 5497/2023) que prevê mensagens educativas em aeroportos e passagens aéreas sobre os riscos do tromboembolismo venoso A proposta alerta para a formação de coágulos sanguíneos, associada à imobilidade prolongada em viagens longas. O texto, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), contou com relatório favorável do senador Otto Alencar (PSD-BA), e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Transcrição
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou um projeto que prevê mensagens educativas nos aeroportos e nos bilhetes de passagens aéreas, sobre os riscos e as formas de prevenção do tromboembolismo venoso.
O tromboembolismo se manifesta quando há a formação de coágulos sanguíneos em decorrência, por exemplo, de grandes períodos de imobilidade, como nas longas viagens de avião. Essa condição pode acarretar problemas graves de saúde, com risco de morte.
O relator da proposta foi o Senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, que teve seu relatório favorável ao projeto lido pela senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal.
(senadora Damares Alves) "Cabe aqui registrar que a imobilidade prolongada, costumeira em viagens de longa distância, seja por ar, seja por terra, favorece a estase venosa, o que leva o risco de tromboembolismo. Sendo assim, dado o grande número de passageiros que transita pelos aeroportos brasileiros, conforme registrado pela ANAC, 115 milhões de pessoas transportadas em voos nacionais e internacionais em 2023, o risco de tromboembolismo venoso entre viajantes emerge como significativa questão de saúde pública".
O projeto, de autoria da senadora Daniella Ribeiro, do Progressistas da Paraíba, segue para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

