Relatório da CPI Mista pede indiciamento de Rodrigo Janot por atentar contra a Segurança Nacional
O relator da CPMI da JBS pediu o indiciamento do Ex-procurador Geral da República por conspiração contra o presidente Michel Temer. O relatório final da CPMI foi apresentado nesta terça-feira (12) e também pediu o indiciamento de outros integrantes do Ministério Público e de executivos da empresa JBF. O senador Lasier Martins (PSD – RS), afirmou que a CPI perdeu o foco. Outros integrantes acusaram a Comissão de perseguir o Ministério Público e o instrumento da delação premiada e de não investigarem os políticos delatados pelos executivos da JBS.
Transcrição
LOC: O RELATOR DA CPI MISTA DA JBS PEDIU O INDICIAMENTO DO EX-PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA POR CONSPIRAÇÃO CONTRA O PRESIDENTE.
LOC: O RELATÓRIO FINAL DA CPI FOI APRESENTADO NESTA TERÇA-FEIRA E TAMBÉM PEDIU O INDICIAMENTO DE OUTROS INTEGRANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DE EXECUTIVOS DA EMPRESA JBF. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
TEC: O relator geral da CPI Mista da JBS apresentou os principais pontos e as conclusões do relatório final. O deputado Carlos Marun, do PMDB de Mato Grosso do Sul, resumiu os acontecimentos investigados pela Comissão Parlamentar e acusou o ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, e o ex-assistente dele, o promotor Eduardo Pelella, de conspirarem para derrubar o presidente da República, Michel Temer. Marun destacou o fato de Rodrigo Janot não ter mandado periciar os áudios da conversa de Michel Temer com Joesley Batista, causando uma crise política nacional. Para Marun, a denúncia de Janot contra Michel Temer foi irresponsável.
(Marun 3) (...)O procurador geral da República para fazer uma denúncia contra o presidente da República tem que ter cautela.
(REP) Carlos Marun entendeu que Janot e Pelella atentaram contra a segurança nacional, cometeram abuso de autoridade e ainda se recusaram a colaborar com a investigação da CPI.
(Marun 5) Solicito o indiciamento do senhor Rodrigo Janot Monteiro de Barros incurso nas penas (...) da lei de segurança nacional.
(REP) O relator também pediu o indiciamento, por crimes comuns, do ex-procurador Marcelo Miller, dos irmãos Batista e do executivo Ricardo Saud. Sendo aprovado o relatório, ele será enviado ao Ministério Público para a continuidade dos indiciamentos. O senador José Medeiros, do Podemos de Mato Grosso, questionou o fato de o próprio Ministério Público ficar com a responsabilidade de completar o indiciamento de um de seus integrantes. (Medeiros) O relatório está levando ao indiciamento de um membro do Ministério Público, mas nós vamos mandar para o Ministério Público cuja a própria Procuradoria pediu que (...) esse indivíduo não viesse aqui. Nós estamos diante de um quadro que nós precisamos melhorar a legislação.
(REP) O senador Lasier Martins, do PSD do Rio Grande do Sul, afirmou que a CPI perdeu o foco. Outros integrantes acusaram a Comissão de perseguir o Ministério Público e o instrumento da delação premiada e de não investigarem os políticos delatados pelos executivos da JBS. Serão apresentados votos em separado e a votação foi marcada para esta quarta-feira.