CCJ aprova projeto que permite a distribuidoras de energia a atuar na geração de energia solar — Rádio Senado
Projeto

CCJ aprova projeto que permite a distribuidoras de energia a atuar na geração de energia solar

Empresas distribuidoras de energia elétrica poderão atuar também na geração de energia de fonte solar. Um projeto de lei (PLS 277/2015) do senador Wilder Morais (PP – GO) com esse objetivo foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) e segue agora para a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI).

02/08/2017, 15h01 - ATUALIZADO EM 02/08/2017, 16h42
Duração de áudio: 01:29
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião deliberativa com 30 itens na pauta. Entre eles, o PLS 141/2015, que criminaliza exercício ilegal da advocacia, e o PLS 373/2015, que classifica homicídio de idoso como crime hediondo. 

Bancada: 
senador Armando Monteiro (PTB-PE); 
senador João Capiberibe (PSB-AP); 
senador José Pimentel (PT-CE); 
senador Lasier Martins (PSD-RS); 
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); 
senador Paulo Bauer (PSDB-SC) 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA PODERÃO ATUAR TAMBÉM NA GERAÇÃO DE ENERGIA DE FONTE SOLAR. LOC: PROJETO DE LEI COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E SEGUE AGORA PARA A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A proposta é do senador Wilder Morais, do PP de Goiás, e permite às concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço de distribuição de energia elétrica atuarem também na geração de energia, mas apenas de fonte solar fotovoltaica. As distribuidoras deverão manifestar o interesse à Agência Nacional de Energia Elétrica e poderão gerar energia solar por cinco anos. E a compra de placas fotovoltaicas e a instalação nos telhados dos consumidores serão custeadas pela empresa distribuidora de energia, conforme resumiu o senador Petecão. (Sérgio Petecâo) “Poderão desenvolver atividades de geração de energia elétrica desde que baseadas em fonte solar fotovoltaica, destinada à injeção em sua rede elétrica a partir de equipamentos instalados em suas unidades consumidoras adquiridos e instalados nos cinco anos posteriores à manifestação de interesse das concessionárias junto à Aneel”. (Repórter) Pelo projeto aprovado na CCJ, consumidores de baixa renda beneficiados com a tarifa social de energia deverão permitir a instalação das placas fotovoltaicas nos seus telhados para continuarem recebendo o benefício. A proposta ainda, proíbe que esses consumidores exijam compensação pela instalação das placas em suas casas. Agora, a matéria será examinada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura PLS 277/2015

Ao vivo
00:0000:00